Texto bíblico: Lc 24.13-35
Analisemos os discípulos no caminho de Emaús:
Emaús significa, águas quentes e ficava distante de Jerusalém 60 estádios cerca de 11 quilômetros.
Era um Domingo de manhã, as notícias eram confusas, estavam desorientados, não sabiam bem o que fazer, estavam voltando para casa. Estavam preocupados e tristes (v 15); seus olhos estavam fechados (v 16), andavam devagar chegando a parar no caminho (v 17) estavam frustados (v 21); incrédulos (vs. 24-25); Depois de conviver tanto tempo com Jesus, não o conheceram, tal o estado de abatimento que eles viviam. Andavam ao lado de Jesus, porém ignoraram a presença de Jesus.
Infelizmente esta é a situação de vários cristão hoje. Não estão percebendo a importância, a grandeza e a visitação de Deus que está ao seu lado, por isso estão se arrastando pela vida espiritual, se lamentando e perdendo as oportunidades dadas por Deus.
Porém quando seus olhos foram abertos (v 31) imediatamente reconheceram a Jesus. Sentiram o coração abrasar (v 32). Na mesma hora levantaram-se e voltaram a Jerusalém (v 33). Tinha uma mensagem importante para contar (vs. 34-35). Enquanto falavam, Jesus se fez presente confirmando tudo V 36 ...)
AS CARACTERÍSTICAS DE UM DISCÍPULO:
Se você creu no Senhor Jesus aceitou suas doutrinas e ensinamentos e tomou a decisão de ser um verdadeiro cristão, agora você é um discípulo de Jesus e deve viver na prática o que o Senhor requer de você, portanto devem existir em você as características dos verdadeiros discípulos de Jesus.
1. Um amor supremo pelo seu Senhor - Lc 10.27, Não devemos seguimos a Jesus pelo pão que oferece, porque tememos o inferno, por obrigação, etc. Mas principalmente porque o amamos, O amor é o grande sentimento no qual está baseado todo o reino de Deus e sua doutrina. Foi a condição principal exigida a Pedro depois de negar a Jesus (Jo 15.16-17). É o amor que leva o discípulo a ir além da obrigação, a andar a segunda milha. É a motivação do amor a Deus e a paixão pelas almas que tem levado missionários aos mais remotos cantos do mundo, enfrentando todo tipo de perigo, arriscando a própria vida à serviço do Mestre.
2. Renuncia dos direitos pessoais pelos do seu Senhor – (Lc 14.33) o chamado ao discipulado é quando realmente estamos dispostos a colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. Ser Cristão, ser discípulo, é não ter direito sobre a própria vida e sim entrega-la nas mãos de Deus para realizar sua vontade.
3.Um amor verdadeiro por todos os irmãos – ( Jo 2.9; 3.23; 4.20) Quando amamos alguém, nos interessamos por seus problemas e preocupações e tudo devemos fazer no sentido de ajudar. Deus ama a todos sem distinção. É no amor ao irmão que demonstramos o amor a Deus.
4. Ser como ele é – (Mt 10.25) Isto implica estar disposto a passar pelos mesmos caminhos, a sofrer as mesmas injúrias. O discípulo perpetua os ensinamentos do seu mestre, obedecendo a sua palavra e produzindo como resultado de sua obediência (Jo 6.31 e 15.8-16).
Conclusão
• Quando você passa por momentos difíceis como os discípulos no caminho de Emaús, lembre-se que o Senhor está com você, Aleluia
• Muitos pensam que discípulos foram apenas os apóstolos, aliás de discípulos foram apóstolos (enviados) para fazer discípulos de todas as nações, portanto você é hoje um discípulo de Jesus.
• Nas nossas igrejas tem existido muitos crentes, convertidos e até, muitos convencidos, mas a meta que Jesus estabeleceu para sua igreja é fazer discípulos.
• Cabe a você e a mim a grande Comissão deixada por Jesus no momento de sua ascensão: “Jesus aproximando-se, falou-lhes dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.18-20)
Fonte: Explicando as Escrituras
Por Lidiomar
Graça e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário