As nossas grandes perguntas são:
Podemos conhecer Deus? Deus Se revelou? Pode ser
restaurada a companhia com Deus?
Em última análise, temos de
chegar a Deus pela fé. A fé constitui o elo entre Deus e o homem, e as
Escrituras nos dizem que devemos acreditar em que Ele é. Por esse motivo
a palavra "fé" é usada tantas vezes nas Escrituras.
Por surpreendente que
pareça, a despeito das transgressões e rebeliões do homem, Deus o ama com amor
eterno. Deus jamais abandonou o homem, e a busca mais dramática ao curso dos
séculos é a de Deus, amoroso e paciente procurando chegar ao homem. Deus anseia
pelo regresso e recuperação do homem.
Em seu poema The Hound al
Heaven (O Mastim do Céu), Francis Thompson apresenta Deus e o modo pelo
qual Ele segue o homem com persistência, procurando-o pelos desvãos da
história, acompanhando-o sem desânimo, vigiando-o graciosamente, como um
compassivo cão são-bernardo que procura uma criança perdida nas montanhas da
Suíça.
Onde se efetua a irrupção
dessa revelação de Deus? Como pode um cego enxergar, um surdo ouvir?
Quando o homem, ainda no
Éden, resolveu desafiar a lei de Deus, verificou-se uma grande tragédia.
Quebrou-se a linha de comunicação entre Deus e o homem, e os dois não puderam
mais manter companhia. A luz e as trevas não podiam coexistir.
Uma das coisas
incompreendidas pelo comum das pessoas é que Deus é "santo". Há muito
que Deus declarou a Israel: "Eu, o
Senhor vosso Deus, sou santo" (Levítico 9:2). No discurso de despedida
que Josué fez aos exércitos de Israel, encontramos: "é Deus santo, Deus zeloso" (Josué 24:19). Afirmou o
salmista: "Deus se assenta no seu
santo trono" (Salmos 47:8). No Apocalipse, o grito no Céu é, dia e
noite: "Santo, Santo, Santo é o
Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir" (4:8).
Por ser santo, Deus não pode
ver a iniqüidade e o pecado. O pecado é feio e revoltante para Deus, sendo
impossível a nossas mentes finitas e embotadas pelo pecado compreender a
santidade absoluta de Deus.
Por estar o homem manchado
de pecado e iniqüidade, Deus não podia mais fazer-lhe companhia. De algum modo,
Deus deve ter preparado um plano destinado a restaurar a companhia com o homem,
a despeito do pecado deste. Como Deus santo, Ele não podia voltar atrás em Sua
palavra, e já dissera na verdade: "Em
qualquer dia que transgredires minha lei... morrerás" (Gênesis 2:17).
O homem tinha de morrer, ou Deus se tornaria um mentiroso, e nesse caso não
seria mais Deus.
Porque o homem ainda está
pecando e desafiando a autoridade, agindo independentemente de Deus, existe um
grande abismo entre Deus e ele. É por
cima desse abismo tenebroso e estéril que Deus chama, suplica e pede ao homem
que se reconcilie com Seu coração de amor, pois como disse o Apóstolo João, "Deus é amor" (João 4:8).
Jeremias, o profeta, cita
Deus: "Com amor eterno eu te amei,
por isso com benignidade te atraí" (Jeremias 31:3). Da mesma forma,
Malaquias, o profeta, citou Deus, dizendo: "Eu
vos tenho amado, diz o Senhor" (Malaquias 1:2).
Por ser santo, Deus não
podia automaticamente perdoar ou ignorar a rebelião do homem. Por seu amor,
Deus não podia atirar o homem inteiramente de lado. Era esse o grande dilema
divino: Como poderia Deus ser justo e, ainda assim, justificar o pecador? Esta é
a questão apresentada por Jó: "Porque,
como pode o homem ser justo para com Deus?" (Jó 9:2).
A revelação é um meio de
comunicação, e significa "tornar conhecido" ou "desvelar".
A revelação requer um "revelador", que no caso é Deus, e requer
também um "ouvinte". Os ouvintes de Deus foram os profetas e
Apóstolos escolhidos, que registraram a revelação feita por Ele. Assim é que a
revelação se torna uma linha de comunicação, estando Deus numa de suas
extremidades e o homem na outra.
Há planos mais elevados de
vida, que nunca pudemos atingir antes. Existem paz, satisfação e alegria que
ainda não conseguimos sentir.
Deus está tentando chegar a nós. Os céus estão
chamando. Deus está chamando! Que o homem O escute!
Extraído do livro MUNDO EM CHAMAS de BILLY GRAHAM
Por Litrazini
Graça e Paz
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