Pesquisar neste blog:

sábado, 2 de junho de 2012

O que a Bíblia diz sobre gerenciar as suas finanças?


A Bíblia tem muito a dizer sobre gerenciar finanças.

A respeito de pedir emprestado, veja: Provérbios 6:1-5; 20:16; 22:7,26-27 (“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta... Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se não tens com que pagar, por que arriscas perder a cama debaixo de ti?”).

Em relação ao suborno, veja: Provérbios 17:8; 18:16; 21:14; 28:21; 17:23 (“O perverso aceita suborno secretamente, para perverter as veredas da justiça”).

Sobre riquezas, veja: Provérbios 10:15; 11:4; 18:11; 23:5; 28:20 (“O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo”).

Em relação à preguiça e finanças, veja: Provérbios 6:6-11 (“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para domir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”). Também 1 Timóteo 6:6-11.

 
Sobre o dar, veja: Lucas 6:38; 2 Coríntios 9:6-15 (versículos 6-7: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”).

Sobre a administração do dinheiro, veja: Lucas 16:1-13 (versículo 11: “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?”). Também Tiago 1:17. Nós somos responsáveis por prover nosso próprio sustento. 1 Timóteo 5:8 diz: “Ora, se alguém não tem cuidados dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Em suma, o que a Bíblia diz sobre gerenciar o dinheiro?

A resposta pode ser sintetizada em uma única palavra: sabedoria.

Nós devemos ser sábios com o nosso dinheiro.

Nós devemos economizar dinheiro, mas não acumulá-lo como tesouro.

Nós devemos gastar dinheiro, mas com prudência e controle.

Nós devemos devolver ao Senhor, em alegria e sacrifício.

Nós devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e o guiar do Espírito de Deus.

Não é errado ser rico, mas é errado amar o dinheiro.

Não é errado ser pobre, mas é errado gastar dinheiro em coisas fúteis.

A mensagem consistente da Bíblia sobre o gerenciamento do dinheiro é ser sábio

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

Graça e Paz



Um comentário:

  1. Esse texto é muito bom, em todas as coisas buscai direcção antes de agir, e ao agir ser prudente!

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.