Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Você pode vencer nas crises


Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 1 Pedro 2:20

A Igreja primitiva era composta em grande parte de escravos convertidos a Cristo. Calcula-se que mais ou menos metade da população do Império Romano era composta de escravos. Entre os escravos, produtos das guerras, existiam médicos, professores, secretários e financistas. De qualquer maneira, mal ou bem tratados, os escravos não eram considerados pessoas, mas como "propriedade" do seu dono.

Embora nossa situação social atualmente seja diferente - conquanto tenhamos muita opressão, injustiça, miséria e, às vezes, até de uma escravidão disfarçada - os conselhos de Pedro continuam, hoje, sendo muito válidos para nós também.

Podemos e devemos ter vitória interior sobre os problemas e dificuldades. O sofrimento pode ser uma bênção ou uma maldição. Tudo depende das reações diante dele.

Quando sucumbimos na amargura, na revolta; quando tentamos desesperadamente fugir dos problemas; quando caímos na auto compaixão, mostramos falta de poder interior para enfrentar as crises, os sofrimentos e as lutas, experimentamos a derrota e não a vitória.

Então, como vencer na dificuldade?
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.1 Pedro 2:21. O cristão e o exemplo de Cristo

O poder não está dentro de nós.
Pedro está dizendo, "inspirem-se, fortaleçam-se no exemplo do mestre, que sofreu coisas piores do que vocês". Ele menciona três áreas em que devemos seguir o exemplo de Cristo.

Jesus é nosso exemplo na pureza e na santidade .
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 1Pedro 2:22
Apenas Jesus Cristo, em toda a história da humanidade, não se curvou diante do mal. Ele sempre fez o bem. Devemos, pois, andar como Cristo andou e viver como Ele viveu. Sua vida de pureza é uma inspiração para nós também amarmos a santidade e rejeitarmos todas as seduções do pecado em todas as suas formas.

Jesus é nosso exemplo nas reações
O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente 1 Pedro 2:23
Alguém disse que as crises não fazem o homem, apenas o revelam. Jesus Cristo enfrentou crises violentas, mas nunca permitiu que o sofrimento manchasse o seu coração, ou amargurasse sua alma, separando-o de Deus.

Quais são as nossas reações nas crises? Ameaças, acusações, vingança, amargura, revolta ou autopiedade? Mansidão, humildade, submissão ou perdão? Jesus traçou para nós o padrão das reações maduras, espirituais. A nós cabe seguir seus passos.

Jesus é nosso exemplo na confiança em Deus
Jesus sabia que nada que não fosse da vontade de Deus O atingiria. Sabia que a recompensa e o castigo estavam na mão do Senhor.

O cristão e a salvação em Cristo
Jesus veio resolver o nosso mais profundo problema, o pecado. Ele carregou na cruz o fardo terrível de nosso pecado. Jesus não morreu apenas para nos dar o exemplo, morreu para nos salvar. Quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e entregamos a nossa vida a Jesus, somos livres do fardo, da culpa e do poder do pecado.

Jesus veio resolver o problema do pecado e também o problema das enfermidades
Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1Pedro 2:24
Podemos experimentar o poder de Jesus na libertação física e emocional. Jesus pode nos libertar das doenças do corpo e da alma.


Que mensagem maravilhosa para aqueles escravos oprimidos! Que mensagem maravilhosa para nós!

Podemos vencer nas crises! Podemos ser vencedores no sofrimento, na tristeza, na ingratidão, nos maus tratos, porque temos em Jesus a fonte do poder.

Jesus é nosso exemplo e inspiração. Jesus é nosso Salvador transformador.

Não busque poder para vencer as crises em você mesmo; busque poder em Jesus. Busque onde podemos experimentar Seu poder e obter a vitória.

Fred Bornschein

Adaptado e revisado por Litrazini

Graça e Paz                          
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.