Pesquisar neste blog:

sábado, 26 de janeiro de 2013

Profetas do Antigo Testamento x Profetas de Hoje


I Samuel 9.9 (Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: “Vamos ao vidente”, pois o profeta de hoje era chamado vidente.)

Muitos confundem a função do profeta no Antigo Testamento e a função do profeta no Novo Testamento. É importante entender a diferença grande que há entre estes tempos.

Uma coisa é quando falamos sobre acontecimentos antes da vinda e morte de Jesus, e tudo se torna muito diferente quando estamos falando de algo após a vinda, morte e ressurreição de Cristo.

O simples entendimento desses períodos, ou alianças, nos dará clareza  para entendermos algumas coisas.

Sabemos que no Antigo Testamento, Deus se manifestava ao homem e falava com homens através de sinais e através de um grupo específico de pessoas que seriam os reis, sacerdotes e profetas.

A bíblia no Antigo Testamento nos fala em várias passagens de pessoas que queriam consultar a vontade de Deus para a solução de algumas situações pessoais, se aproximavam de um profeta para obter respostas, tanto que o texto em destaque nos deixa claro que os profetas da época eram chamados de videntes pelo povo. Assim que funcionava naquele período, as pessoas deveriam se apresentar a estes para obter informações ou revelações divinas.

O que nos deixa desconfortáveis nos dias de hoje é vermos pessoas que ainda se comportam como se estivessem naquela época, buscando respostas em homens com o título de profeta sem entender as realidades da nova criação, ou seja, quem elas são em Cristo hoje. E, nos entristece mais ainda quando nós vemos hoje, “profetas” que se fazem valer da ignorância destas pessoas e as mantém debaixo de um jugo.

Hoje, entendemos que não é mais da mesma forma. Após a morte e ressurreição de Cristo, na Nova Aliança, todos recebemos o Espírito Santo dentro de nós e a bíblia nos diz que é ele quem nos guiaria a toda verdade.

Hoje não somos mais guiados por um ou outro homem, hoje somos guiados pelo Espírito Santo de Deus, e o profeta ainda tem um lugar importantíssimo que é o de nos exortar, corrigir e até confirmar uma direção que Espírito Santo já tem nos dado, porém não temos atendido.

Provavelmente, quando um profeta vier trazer uma revelação para você, ele falará de algo que você já foi informado no seu espírito e a profecia virá como uma confirmação disto.

Glória a Deus pela vida dos nossos profetas hoje, eles cumprem um papel importantíssimo no corpo de Cristo quando há a compreensão de seu dom e, infelizmente em muitos lugares eles ainda não são reconhecidos e respeitados.

Autor: Ramiro Chagas

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.