Pesquisar neste blog:

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Chamado de Eliseu


Eliseu no Hebraico significa: “Deus é salvação” ou “Deus, sua salvação”. Sua  vida foi levar salvação a toda à nação de Israel e circunvizinhança. O Chamado de Eliseu, sua vocação profética, as marcas que ele deixou no mundo é um exemplo para todos nós. Sua renúncia aos bens materiais, profissionais e seculares, nos dão uma nítida sensação que precisamos aprender mais e mais a cada dia e a nos dispormos ao serviço da obra de Deus na terra.

Eliseu era um jovem solteiro, cheio de ideais, de vigor e muito trabalhador, ajudava a seu pai um abastado fazendeiro a arar a terra com as juntas de bois. Diz a Bíblia que Eliseu lavrava a terra com a duodécima junta de bois, ou seja, ele levava a décima segunda junta de bois, ia bem atrás tocando os bois. Era, portanto, um líder um incentivador, que colocava a produção agrícola de seu pai para funcionar.

Deus sempre chama os trabalhadores, aqueles que estão ocupados.

Eliseu tinha também laços profundos familiares, amava seu pai, mãe, e os respeitava, prestando a devida honra. Portanto, era um bom filho prezando seus familiares. Não usou o chamado de Deus como escape de seus familiares.

Deus escolheu Eliseu e o separou para a sua santa obra antes mesmo de ele saber, ele ainda trabalhava com as juntas de bois arando a terra de seu pai e Deus já o escolhera para fazer uma grande obra, que não seria mais de arar a terra de uma família, mas a de muitos corações desejosos de conhecer as verdades de Deus.

Saindo do ostracismo de uma vida individual e inexpressível para uma vida de profeta do Deus altíssimo, selando o seu nome no livro da vida, na história da Nação de Israel e na Bíblia Sagrada, para sempre.

O CHAMADO DE ELISEU
Deus o Todo Poderoso chamou Eliseu para substituir o profeta Elias que estava para partir para a eternidade, Deus precisava de Eliseu. Muitos são chamado por Deus para serem salvos e receber a glória de filho do Altíssimo. 

Deus tem chamado homens e mulheres para fazer com que seu reino se estabeleça e se fundamente na terra. Para tanto, Ele precisa, mas do que um simples crente, que venha a cada domingo na igreja. Ele necessita de trabalhadores para sua igreja, afim de que ela prospere e cresça nesta terra.

Deus, através de Jesus e de sua Palavra, continua chamando: “ Vinde a mim.. Mt.11.28 “Quem tiver sede venha a mim e beba…” João 7.38 “… Eis que estou à porta e bato…” Ap. 3.20 “.. “Olhai para os campos e vede…”João 4.35

A RESPOSTA DE ELISEU
Prontamente deixou o que estava fazendo e entrou para a escola de profeta. Pediu para despedir de seus pais, irmãos e amigos. Queimou aquilo que poderia atrapalhar no trabalho de Deus.

Eliseu poderia ter mantido a junta de bois para uma eventualidade não der certo na sua vida como profeta. Porém, ele deve ter pensado que aquela junta de bois poderia ser uma armadilha espiritual, um retrocesso, um recuo, um olhar para trás.

Muitos são os apegos, as juntas de bois, que tem feito crentes que um dia professaram sua fé em Jesus, a olhar para trás e a recuarem na vida cristã, tendo-se tornado infrutíferos nas coisas de Deus.

Os péssimos exemplos daqueles que recuaram e que olharam para trás: A mulher de Ló olhou para trás. Gn.19.26. O povo de Israel olhou para trás lembrando dos pepinos e melões, alhos, cebolas do Egito. Nm.11.4-15. Demas, auxiliar de Paulo, missionário, amou o presente século e abandonou a obra de Deus.II Tm.4.10.
Algumas coisas precisam ser deixadas para que à vontade de Deus se estabeleça: A mulher que deixou seu cântaro para testemunhar de Jesus(Jo.4.2). Bartimeu, o cego, deixou sua capa empoeirada que o impedia de se aproximar de Jesus (Mc. 10.46).

São proibidos de seguir Jesus:
Os que valorizam segurança e conforto acima do Senhor. Os que dão preeminência as coisas materiais acima do Salvador. Os que olham pra trás, para a vida velha. Cristo não aceita soldados de verão ou discípulos turistas. Ou é quente ou é frio.

Eliseu saiu de sua vida de vaqueiro para fazer uma grande obra. Muitos são chamados para fazer parte como trabalhador de sua obra na terra: salvar as almas do inferno e da perdição.

Autor: Daniel Mendes Aurélio

Por Litrazini

Graça e Paz



Um comentário:

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.