Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!”
[Apocalipse 21.5]
Os oito primeiros versículos de Apocalipse 21 são
variações do tema da novidade, pois João viu um novo céu e uma nova terra, para
os quais descia a Nova Jerusalém. Como consequência, “a antiga ordem já passou”
e Deus pôde então declarar: “Estou
fazendo novas todas as coisas!” (v. 5). A promessa de um novo universo foi
feita primeiramente ao profeta Isaías (Is 65.17; 66.22). O próprio Jesus se
referiu a ela como “a renovação de todas
as coisas” (Mt 19.28, literalmente “o novo nascimento”), e Paulo escreveu
sobre ela como a libertação da criação da escravidão da corrupção (Rm 8.18-25).
É importante, portanto, afirmar que nossa esperança
cristã não é de um céu etéreo, mas de um universo restaurado, que se relaciona
ao mundo presente pela continuidade e pela descontinuidade. O cristão,
individualmente, é uma nova criação em Cristo, a mesma pessoa, porém
transformada, e o corpo ressurreto será o mesmo corpo com sua identidade
intacta (lembre-se das cicatrizes do Jesus ressurreto), porém revestido de
novos poderes. Assim também o novo céu e a nova terra não serão um universo
substituto (como se criados de novo), mas um universo regenerado, purificado de
todas as imperfeições atuais. João acrescenta o detalhe de que “o mar já não
existia” (Ap 21.1), porque ele simboliza a agitação e a separação.
A seguir, João ouve a voz de Deus dirigida a ele e
explica o significado da descida da nova Jerusalém: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele
viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu
Deus” (v. 3). Essa maravilhosa declaração é tão impressionante porque
incorpora a fórmula da aliança, que aparece repetidas vezes em toda a
Escritura: “Eu serei o seu Deus, e eles
serão o meu povo”.
O resultado desse relacionamento vivo entre Deus e o
seu povo é que já não haverá dor, lágrimas, luto nem morte, pois essas coisas
pertencem à velha ordem caída do mundo, que então terá passado. E somente Deus
pode fazer isso, pois ele é o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim (v. 6).
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o
primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi
a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma
esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis
aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão
o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará
de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor,
nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava
assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me:
Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.E disse-me mais: Está
cumprido. Eu
sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de
graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas;
e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos
incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos
feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago
que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21.1-8
John Stott / Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo
Por Litrazini
Graça e Paz
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