Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

A universalidade do pecado e da culpa

Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. [Romanos 3.20]

Nada afasta mais as pessoas de Cristo que a incapacidade de enxergar o quanto elas necessitam dele, ou a má vontade em admitir essa necessidade.

É este princípio simples e impopular que está por trás de Romanos 1.18-3.20.

Paulo demonstra a universalidade do pecado e da culpa dividindo a humanidade em vários grupos e acusando cada um deles. Ele mostra que todos os grupos falharam em viver de acordo com o nível de conhecimento que cada um deles tinha.  Em vez disso, eles deliberadamente o suprimiram e até mesmo o negaram. Portanto, eles são culpados e indesculpáveis.

Ninguém pode alegar inocência, porque ninguém pode alegar ignorância.

Paulo retrata os seguintes grupos:

1. A corrupta sociedade gentílica com sua idolatria, imoralidade e comportamento antissocial (1.18-32).

2. Os moralistas críticos (gentios ou judeus) que defendiam padrões éticos elevados, aplicando-os a todos, exceto a si mesmos (2.1-16).

3. Os judeus arrogantes que se gloriavam de seu conhecimento da lei de Deus, mas não lhe obedeciam (2.17-3.8).

4. Por fim, Paulo inclui toda a raça humana e chega à conclusão que todos nós somos culpados e indesculpáveis diante de Deus (3.9-20).

A mensagem de Paulo conduz sempre ao mesmo ponto: “Que toda boca se cale” e que o mundo inteiro “esteja sob o juízo de Deus” (3.19).

Como podemos responder a esta terrível exposição do pecado humano feita por Paulo?

Não podemos simplesmente mudar de assunto e falar da necessidade de se desenvolver uma boa autoestima, ou culpar nossos genes, nossa educação ou nossa cultura pelo nosso comportamento.

Precisamos aceitar o diagnóstico divino sobre a nossa condição e aceitar também que somos responsáveis por ela. Só então estaremos prontos para entender a explicação de Paulo em Romanos 3.21 sobre a provisão de Deus através da cruz de Cristo para a nossa salvação.

Para saber mais: Romanos 3.9-31

 Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.


Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.