Ora, daqueles
sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu
ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio
permanente. [Hebreus 7.23-24]
Um tema que se destaca em Hebreus é o enorme contraste que o autor
estabelece entre o sacerdócio levita do Antigo Testamento, com todas as suas
inadequações, e a perfeita suficiência do sacerdócio de Cristo.
O autor de Hebreus vê na estranha figura de Melquisedeque, no Antigo
Testamento, um prenúncio do sacerdócio de Jesus:
1) Melquisedeque era rei e sacerdote, assim como Jesus;
2) ele demonstrou ser superior a Abraão (ancestral de Levi) ao
abençoá-lo e receber dele o dízimo;
3) ele aparece no relato de Gênesis sem nenhuma ascendência nem
posteridade, simbolizando a eternidade de Jesus.
ENTÃO,
QUAIS ERAM AS INADEQUAÇÕES DO SACERDÓCIO LEVÍTICO DO ANTIGO TESTAMENTO?
PRIMEIRO,
O SACERDÓCIO LEVÍTICO ERA EFÊMERO.
Os sacerdotes do Antigo Testamento não podiam permanecer no ofício para
sempre, já que eram mortais, mas Jesus “vive
para sempre” (v. 24).
Novamente, “[ele] vive sempre
para interceder por eles” (v. 25). Nada jamais poderá interromper ou acabar
com o seu sacerdócio.
SEGUNDO,
O SACERDÓCIO LEVÍTICO TINHA UM CARÁTER PECAMINOSO.
O sistema do Antigo Testamente apresentava um defeito evidente. Antes de
oferecer sacrifícios pelo povo, os sacerdotes precisavam oferecer sacrifícios
por eles mesmos.
Jesus, no entanto, não tinha nenhum pecado que exigisse reparação. O
versículo 26 contém uma declaração maravilhosa acerca da incorruptibilidade de
Jesus: “Santo, inculpável, puro,
separado dos pecadores, exaltado acima dos céus”.
TERCEIRO,
OS SACRIFÍCIOS PRECISAVAM SER OFERECIDOS DIA APÓS DIA.
Todos os sacrifícios tinham um caráter temporário e precisavam ser
oferecidos continuamente.
Jesus, no entanto, ofereceu-se a si mesmo como sacrifício, de uma vez
por todas.
É por esta razão que o sacerdócio de Cristo é totalmente suficiente. Sua vida
terrena foi sem pecado, sua morte substitutiva foi completa e sua intercessão
celestial é eterna. “É de um sumo
sacerdote como este que precisávamos” (v. 26).
De sorte que,
se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a
lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo
a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque,
mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque
aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém
serviu ao altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e
concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. E muito mais
manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro
sacerdote, Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a
virtude da vida incorruptível.Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote
eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. Porque o precedente mandamento é
abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa
aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual
chegamos a Deus.
E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem
juramento, foram feitos sacerdotes, Mas este com juramento por aquele que lhe
disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem de Melquisedeque, De tanto melhor aliança Jesus foi feito
fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque
pela morte foram impedidos de permanecer, Mas este, porque permanece
eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar
perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder
por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado
dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como
os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus
próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez,
oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens
fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho,
perfeito para sempre. (Hebreus
7:11-28)
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora
Ultimato.
Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça e Paz
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