O
livro do profeta Isaías é muito conhecido, principalmente por ser um dos livros
que mais contém revelações messiânicas, e por estas serem tão expressivas e
vívidas, tornando possível uma melhor compreensão sobre o Salvador.
Mas
o peso deste livro não está apenas nisso, mas sua linguagem é altamente rica no
tocante as revelações de Deus quanto a sua vontade, quer executando juízo sobre
o povo de Israel quando este se rebelava contra Deus, quer abençoando o mesmo
povo, ao tornarem-se aos caminhos do Senhor.
Do
capítulo 1 ao capítulo 5, Isaías é erguido por Deus para trazer uma palavra de
juízo ao povo, pois tinham dado as costas a Deus, abraçando o pecado, adorando
a ídolos, mentindo, roubando, inflamando seus corações com a luxúria e soberba,
chegando até mesmo a zombar de Deus, confrontando-o. Depois de uma sequência
avassaladora de “ais” contra o povo de Israel, o capítulo 6 nos revela uma
situação ainda mais intensa.
No
sexto capítulo do livro do profeta, lemos que Isaías teve uma visão. Ele narra
que viu o SENHOR sentado em um alto e sublime trono, e serafins, que voavam por
sobre ele tendo seis asas, que com duas cobriam os pés, com duas voavam, e com
duas encobriam seus rostos. A palavra serafim em seu sentido original
significa “o ardente” ou “abrasador”, fazendo uma referência ao aspecto
flamejante que estes seres possuem.
Mesmo
esses anjos sendo seres dotados de poder e de glória, tal que seus corpos
aparentem estar envoltos em labaredas, a escritura nos revela que ainda sim
estes não conseguiam olhar fixamente para glória do próprio Deus. Ante esta
cena aterrorizante, Isaías está certo de que será consumido, pois se anjos não
podem ver a Deus, homens tampouco resistirão tamanha santidade e poder.
De
imediato ele se lembra de seus pecados, de sua corrupção, de sua natureza
altamente corrupta, e se lembra do agravante de estar em uma nação que se
esqueceu completamente do temor ao Senhor, e como foi dito anteriormente,
depois de ter bradado tantos “ais” contra o povo amaldiçoando sua conduta, agora
Isaías se vê digno de mesma sentença condenatória.
Observando
a narrativa, o temor que o profeta sentiu se assemelha a quem é posto diante de
perigo mortal iminente, ao pavor de alguém que tem certeza que seu fim chegou.
Quando Isaías vê o trono de Deus e sua glória, ele sentiu que naquele momento
iria morrer. Se ele, sendo um mensageiro de Deus, e alguém que fora escolhido
para transmitir as palavras do Senhor, sentiu tamanho pânico, o que nos separa
de dividir esse sentimento? Somos homens que traem, mulheres que mentem, somos
portadores do mais letal vírus que existe, o pecado.
Corrompemos
e nos sentimos bem, blasfemamos e nos excitamos. Beijamos a cobiça, amamos a
matança e flertamos com a injustiça. Vivemos em meio a pessoas que se voltaram
totalmente para práticas iníquas, e ao invés de sermos boca de Deus, nos
omitimos de proclamar a verdade, com o objetivo de não desfazermos nossas
amizades.
Um
outro aspecto que é importante salientar, é que no versículo três, o escritor
descreve que o coro angelical cantava que “toda
a terra está cheia de sua glória”, ou seja, não é certo pensar que estamos
distantes do refulgir dessa mesma situação, pois o poder e emanações da
majestade de Deus estão em todos os lugares, é como se da mesma forma que
Isaías estava, nós também estivéssemos e estamos diante do trono de Deus.
O
que fazer quando nossa destruição é certa e iminente? O que podem homens
pecadores e maus fazer diante de um Deus justo e santo?
A
resposta é simples; não há nada que possamos fazer! Não há para onde correr!
Este que se assenta no trono do universo, e julga as nações com cetro de
retidão e justiça, é incorruptível. Este que é onipotente, onisciente e
onipresente, não se deixa ludibriar pelas argumentações ardilosas de nossos
corações voláteis, é juiz imparcial.
Só
nos resta clamar a este Deus, que também nos queime com uma brasa tirada de seu
altar. Somente a misericórdia de Deus em seu filho Jesus Cristo, pode queimar
nossa iniquidade e purificar nosso pecado.
No
altar é derramada a oferta de sangue, já apontado para o sacrifício de Cristo
na cruz do calvário, satisfazendo a justiça do Pai, nos perdoando os pecados. O
fogo nos aponta a obra purificadora do Espírito Santo que queima em nós,
tratando a chaga maldita do pecado.
Somente
a Corte Santa da Trindade pode ser a nosso favor, pois diante de Deus, estamos
completamente expostos, nosso pecado é vermelho como a escarlata e como o
carmesim, mas a misericórdia de nosso Rei pode nos purificar a tal ponto de nos
tornar aptos a cumprir em Cristo todo o designo de Deus, assim como fez o
profeta Isaías, como é descrito no versículo 8; “Eis-me aqui, envia-me a mim”.
Veja
que Isaías só estava definitivamente pronto a pregar a nação corrupta de Israel
depois que teve sua boca queimada pela brasa viva que o serafim tirou do altar
do Senhor. Somente a obra purificadora que Deus proporcionou a nós em seu filho
Jesus, pode nos deixar prontos a fazer a vontade do Criador. Deus é santo, e
como tal exige de nós, seus servos, santidade.
Paulo
Ulisses
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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