Pesquisar neste blog:

domingo, 31 de julho de 2016

A BÍBLIA É O MANUAL APROPRIADO PARA A VIDA HUMANA

Alguém já disse que a Bíblia e o ser humano foram feitos para andar juntos, pois ambos foram originados pelo mesmo sopro de Deus. Em meio ao Jardim do Éden, a comunicação se dava de forma audível. Depois, a comunicação se deu interiormente por intermédio do Espírito Santo falando ao espírito humano. E, finalmente, a comunicação se deu por meio da linguagem escrita, por meio da qual Deus pode dar instruções à humanidade sobre a maneira correta de viver. Alguns a têm chamado, com acerto, de "manual do fabricante". O seu autor, o próprio Deus, quer que leiamos, estudemos, meditemos e coloquemos em prática os seus ensinamentos, pois eles são o guia de instrução para a vida humana.

A BÍBLIA REVELA O PASSADO DO SER HUMANO
A Bíblia revela nosso passado, isto é, nossa origem. Nos dias de hoje, o homem tem procurado mais do que nunca conhecer sua gênese e o que faz neste planeta. Qual é o sentido da vida e de onde ela surgiu.
A Bíblia nos revela que somos criados por um ato exclusivo da bondade de Deus, pois Ele nos criou perfeitos, mas o pecado causou a perda dessa comunhão (Gn 1.31, 3.22-24; Is 59.2). Contudo, a Bíblia mostra algo muito mais importante: que desde o início (Gn 3.15) o próprio Deus planejou a reconciliação do ser humano consigo mesmo, por intermédio de Jesus Cristo, seu Filho.

A BÍBLIA REVELA O FUTURO DO SER HUMANO
A Bíblia revela nosso futuro, isto é, nosso destino eterno. Ela revela que Deus deseja viver eternamente com sua criação. Mas ela revela também que o único caminho para o céu, para essa eternidade com Deus, é uma pessoa, Jesus Cristo (Jo 14.6; 1 Tm.2.5) . O futuro do ser humano, que reconhece e aceita esse plano divino, é garantido pelas promessas de Deus. Quem aceita esse plano tem certeza de seu futuro (Rm 8.16-17).

A BÍBLIA REVELA O PRESENTE DO SER HUMANO
A Bíblia revela o presente, isto é, a peregrinação de todo ser humano. Na Bíblia temos as instruções para nossa vida cotidiana. Ela revela verdades infinitas e profundas que mostram que o homem não consegue viver satisfatoriamente enquanto se encontrar alienado de Deus. Quando o homem está longe de Deus, sua peregrinação é feita por tentativas, e ele precisa da Bíblia, pois ela é "...lâmpada que ilumina os [..] passos e luz que clareia o [..] caminho..." (Sl 119. 105).

A Bíblia está repleta de mensagens que libertam, salvam e restauram as vidas humanas, ela mostra a tendência humana por outros métodos que não satisfazem verdadeiramente aqueles que necessitam de alívio (Jr 2.13). A Bíblia mostra que, para o presente do homem, a solução é andar com Deus. Essa é a grande mensagem da Bíblia.

A BÍBLIA É FUNDAMENTAL PARA A VIDA HUMANA
A vida humana será alimentada e fortalecida desde que leiamos e estudemos a recomendação divina, acreditemos nela e a obedeçamos: "...não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda..." (Tg 1. 22 BLH).

A BÍBLIA DEVE SER ESTUDADA
Assim como nos alimentamos freqüentemente para desenvolver nosso físico, a Bíblia deve ser estudada com freqüência, pois nosso espírito requer atenção ainda maior. A Bíblia é o nosso alimento espiritual para a vida e crescimento. Como disse Jó (23. 12), devemos entesourar as palavras da boca de Deus mais que o alimento que nos é indispensável.

A BÍBLIA DEVE SER PRATICADA
A Bíblia deve ser posta em prática, pois só assim comprovaremos o seu valor. A aplicação pode acontecer em dois aspectos: em nossa relação com o próximo e em nossa relação com Deus. É necessário colocarmos em prática aquilo que ouvimos, lemos, estudamos e acreditamos acerca da Palavra de Deus. Isso é vontade em ação.

Em nossa relação com os outros, devemos ficar atentos e perceber se temos exemplos a seguir, erros a evitar, pecados a confessar, ordens a obedecer, promessas a apropriar e orações a fazer.

Em nossa relação com Deus, nossa atenção deve estar voltada para reagirmos com fé, clamar por suficiência, reagir com obediência e submetermo-nos com reverência. Somente com essas atitudes experimentaremos que a Bíblia é o alimento que fortalece a vida humana.

A BÍBLIA DEVE SER PROCLAMADA COM EXATIDÃO
A Bíblia também deve ser proclamada a todo ser humano, pois como disse Paulo a Timóteo: "... as sagradas letras podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus..." (2Tm 3.15; ARA). É responsabilidade de todo cristão ser testemunha de Jesus Cristo a todas as nações.

Transcrito Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.