Por isso, nenhuma carne será justificada
diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado (Romanos 3:20).
Os
judeus possuíam as escrituras do Antigo Testamento com a revelação que Deus
tinha dado de Si mesmo nelas e Suas justas exigências na lei. Mas isso não os
torna melhores do que as outras nações. Isso quer dizer que eles nem sequer se
tornaram justos.
Na
verdade, não era, não é e nunca será possível ser justificado diante de Deus
mediante as “obras da lei”. “Qualquer que guardar toda a lei e tropeçar
em um só ponto tornou-se culpado de todos” (Tiago 2:10).
O
objetivo da lei de Deus não era salvar o homem pecador. A intenção de Deus era
antes mostrar à humanidade, através da lei, de que ela era culpada e precisava
de salvação.
“Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Somente
aqueles que conhecem as justas demandas de Deus estão cientes de que não podem
satisfazê-las. Quanto mais uma pessoa se esforça em fazer o que a lei exige,
mais cedo vai perceber que um poder pecaminoso o domina, levando-o a se rebelar
contra os justos mandamentos de Deus e transgredi-los.
Assim
a lei de Deus revela ser “a força do pecado” (1 Coríntios 15:56),
embora ela seja“santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12).
Assim,
a lei de Deus não pode de maneira nenhuma conferir a humanidade a justificação
que lhe dará uma posição diante de Deus, nem pode libertá-lo do poder do pecado
que habita nela.
Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a
justiça de Deus… isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e
sobre todos os que crêem (Romanos
3:21-22).
Paulo
havia mostrado que a humanidade não pode reivindicar qualquer justiça que tenha
algum crédito com Deus. Nem pode a lei de Moisés de alguma forma; ela serve
apenas para revelar a nossa culpa, uma vez que somos incapazes de guardá-la.
“Mas,
agora” – isso aponta para uma nova era, aquela em que vivemos, a qual é muitas
vezes chamada de “período da graça”. Durante esse tempo, a justiça de Deus é
oferecida através do evangelho. E enquanto a lei do Sinai se aplicava ao povo
de Israel, a oferta gratuita da graça de Deus no evangelho está disponível a
todos, sem qualquer distinção.
A
todo aquele que comparecer diante de Deus com os trapos e farrapos de sua vida,
a justiça de Deus lhe é oferecida. Isto é o que se entende por “para todos”.
Na
verdade, como pode, então, o homem pecador atingir uma quota na justiça de
Deus?
Não
por “obras da lei”, mas simplesmente por meio da fé, e não apenas qualquer fé, mas
“pela fé em Jesus Cristo”. O homem não pode fazer nada por ou para si mesmo;
deve aceitar o que Cristo fez em Sua obra expiatória na cruz para ele pela fé.
Essa
é a condição necessária, pois a justiça de Deus vem apenas “sobre todos os que
crêem”. Quem não confia em si mesmo e na sua suposta justiça própria, mas
admite sua culpa diante de Deus, crendo em Cristo, é salvo. Ele é justificado
diante de Deus e livre de julgamento.
Extraído
do devocional BOA SEMENTE
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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