Pesquisar neste blog:

domingo, 2 de abril de 2017

COMO SE PODE ACREDITAR NA SALVAÇÃO SOMENTE PELA FÉ

É inteiramente verdade que o único versículo na Bíblia que contém a frase exata "fé somente" parece argumentar contra a salvação pela fé. Tiago 2:24 diz: "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." No entanto, a rejeição da doutrina da salvação pela fé com base apenas neste versículo tem dois problemas. Primeiro, o contexto de Tiago 2:24 não está argumentando contra a doutrina da salvação pela fé. Em segundo lugar, a Bíblia não precisa conter a frase exata "fé somente" a fim de ensinar claramente a salvação pela fé.

Tiago 2:14-26, e especialmente o versículo 24, tem sido objeto de algumas interpretações confusas. A passagem definitivamente parece causar sérios problemas ao conceito da "salvação pela fé". Em primeiro lugar, é preciso esclarecer um equívoco, ou seja, que Tiago quer dizer a mesma coisa com "justificada" em Tiago 2:24 que Paulo quer dizer em Romanos 3:28.

Paulo está usando a palavra justificado com o sentido de "declarado justo por Deus". Paulo está falando da declaração legal de Deus de nós como justos quando a justiça de Cristo é aplicada a nossa conta. Tiago está usando a palavra justificado com o sentido de "ser demonstrado e comprovado."

Tiago 2:24 pode ser processado desta forma: "Você vê que uma pessoa é considerada justa pelo que faz e não somente pela fé" (grifo nosso). Pode-se dizer também de outra forma: "Então você vê, mostramos que estamos bem com Deus pelo que fazemos, não somente pela fé" (grifo nosso).

Toda a passagem de Tiago 2:14-26 trata de provar a autenticidade da fé pelo que se faz. Uma experiência genuína de salvação pela fé em Jesus Cristo resultará inevitavelmente em boas obras (Efésios 2:10). As obras são a demonstração e prova de fé (Tiago 2:18). Uma fé sem obras é inútil (Tiago 2:20) e morta (Tiago 2:17). Em outras palavras, não é uma verdadeira fé. A salvação é somente pela fé, mas essa fé nunca estará sozinha.

Embora Tiago 2:24 seja o único versículo que contenha a frase exata "fé somente", existem muitos outros versículos que, de fato, ensinam a salvação pela fé. Qualquer versículo que atribua a salvação à fé/crença, sem outro requisito mencionado, é uma declaração de que a salvação é somente pela fé.

João 3:16 declara que a salvação é dada a "todo que nele crê." Atos 16:31 proclama: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." Efésios 2:8 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Veja também Romanos 3:28; 4:5; 5:1; Gálatas 2:16; 3:24; Efésios 1:13 e Filipenses 3:9. Além destes, muitos outros versículos poderiam ser mencionados.

Em resumo, Tiago 2:24 não argumenta contra a salvação pela fé. Em vez disso, argumenta contra a salvação que está sozinha, uma salvação desprovida de boas obras e obediência à Palavra de Deus.

O argumento de Tiago é que demonstramos nossa fé por aquilo que fazemos (Tiago 2:18). Independentemente da ausência da frase exata "fé somente", o Novo Testamento definitivamente ensina que a salvação é o produto da graça de Deus em resposta a nossa fé. "Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé" (Romanos 3:27). Não há outra exigência.

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.