Pesquisar neste blog:

domingo, 16 de abril de 2017

O TEMPO

A Palavra de Deus afirma que nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo pra tudo (Eclesiastes 3.1 - versão A mensagem).

Porém, vivemos numa época em que as pessoas sempre reclamam e usam frases como: “não tenho tempo para nada”, “o tempo está passando rápido demais”, “parece que o relógio não funciona a meu favor”, “não dou conta de tanta coisa em tão pouco tempo” ou “precisaria de mais de 24 horas para dar conta de meus afazeres”. 

A partir da Revolução Industrial, o tempo virou coisa, mercadoria. Palavras como gastar, poupar, e desperdiçar, associadas ao tempo, passaram a fazer parte do nosso vocabulário.

A substância daquilo que somos também passou a ter preço; afinal, "tempo é dinheiro". Perder tempo se tornou nosso maior medo, e ter mais tempo virou nossa busca eterna.

O filósofo francês André Comte faz a seguinte reflexão: "O tempo, em si, não é coisa. Ele é passado, presente e futuro. Mas, se o passado já foi e o futuro ainda não chegou, arrisco dizer que o tempo é o presente". Concordo com esse pensamento, pois só podemos vivenciar o nosso tempo no presente. Se me lembro do passado, lembro no presente. Se penso no futuro, eu o faço também no agora. 

Jesus nos ensina, no capítulo 6 do livro de Mateus, a não viver ansiosos quanto ao nosso tempo, e sim a aproveitarmos o presente, deixando as preocupações de lado e entendendo que todos os dias tem o seu mal. 

Muitas pessoas vivem no presente como se o tempo fosse algo externo, que caminha num descompasso que não alcançamos. Sendo assim, muitos não desfrutam de seu tempo presente. Por isso, o sábio Salomão nos adverte, em Eclesiastes 3, que em nossa vida deve haver tempo para tudo e deve ser muito bem aproveitado. 

O segredo é aprendermos a usufruir o tempo, sendo gratos a Deus por tudo e tirando lições de todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Precisamos confiar que tudo é para nosso crescimento, e que somos nós que fazemos o tempo, com nossas atitudes no mundo espiritual, emocional, físico e material. Sendo assim, não adianta reclamar.

Vivemos numa sociedade onde pessoas estão sempre insatisfeitas, pois querem a realização num tempo muito rápido. Talvez tenhamos a ideia de que se tudo é rápido e instantâneo, o tempo de espera é menor e, portanto, mais bem aproveitado. Isso tem levado muitas pessoas a se precipitarem financeiramente, como é o caso da Lava Jato, em que pessoas querem enriquecer rapidamente de maneira ilícita.

Outras se precipitam na área emocional, pois se envolvem com pessoas sem conhecê-las e logo se casam ou traçam relacionamentos íntimos, e depois se decepcionam.

Quanto mais conscientes nós nos tornamos do momento presente, mais nos sentimos vivos. Passamos a refletir sobre o que estamos fazendo, o porquê estamos fazendo e para quem fazemos. Ter um tempo para reflexão pode nos levar a viver com mais sentido, propósito e a sermos mais felizes. Temos que reconhecer que para viver bem é preciso respeitar o nosso próprio tempo, que não é o mesmo do relógio ou de outras pessoas. 

Que possamos viver nosso tempo da melhor maneira possível, para que nossa vida não passe sem sentido nesse mundo, pois estamos aqui para fazer a diferença, usando sabiamente o tempo que Deus tem nos permitido viver nessa terra. Deus tem um tempo especial só para você. Desfrute desse tempo com Ele! 

Dra Elizete Malafaia

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.