A
resposta simples é que a salvação pelas obras parece correta aos olhos do
homem. Um dos desejos básicos do ser humano é o de estar no controle de seu
próprio destino, e isso inclui o seu destino eterno.
A
salvação pelas obras apela ao seu orgulho e ao seu desejo de estar no controle.
Sendo assim, obter a salvação por obras é muito mais atraente que a ideia de
ser salvo pela fé. Além disso, o homem tem um sentido inerente de justiça. Até
mesmo o ateu mais ardente acredita em algum tipo de justiça e tem um senso de
certo e errado, mesmo se não tiver nenhuma base moral para fazer tais
julgamentos.
O
nosso senso inerente de certo e errado demanda que, se quisermos ser salvos, as
nossas "boas obras" têm de mais que compensar por nossas "más
obras." Com isso em vista, é natural que o homem crie uma religião que
implique algum tipo de salvação pelas obras.
Porque
a salvação pelas obras apela à natureza pecaminosa do homem, ela constitui a
base de quase todas as religiões, exceto do Cristianismo bíblico. Provérbios
14:12 nos diz que "Há caminho que
ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." A
salvação pelas obras parece ser o caminho correto para o homem, e isso explica
por que é o ponto de vista predominantemente. Esse é o principal motivo por que
o Cristianismo bíblico é tão diferente de todas as outras religiões – ele é a
única religião que ensina que a salvação é um dom de Deus e não de obras. "Porque pela graça sois salvos,
mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que
ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).
Uma
outra razão pela qual a salvação pelas obras é o ponto de vista
predominantemente é que o homem natural ou não regenerado não entende
completamente a extensão de seu próprio pecado ou da santidade de Deus. O
coração do homem é "Enganoso… mais
do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias
17:9), e Deus é infinitamente santo (Isaías 6:3).
O
engano do nosso coração é o que influencia a nossa percepção do alcance desse
engano e o que nos impede de ver o nosso verdadeiro estado diante de um Deus
cuja santidade também somos incapazes de compreender plenamente. Entretanto, a
verdade é que a nossa pecaminosidade e santidade de Deus se combinam para
tornar os nossos melhores esforços como "trapos de imundícia" diante
de um Deus santo (Isaías 64:6; cf. 6:1-5).
O
pensamento de que as boas obras do homem pudesse jamais equilibrar suas más
obras é um conceito totalmente anti-bíblico. Não só isso, mas a Bíblia também
ensina que o padrão de Deus é nada menos do que 100 por cento de perfeição. Se
tropeçarmos em manter sequer uma parte da justa lei de Deus, somos tão culpados
como se tivéssemos quebrado todas (Tiago 2:10). Portanto, de maneira nenhuma
poderíamos jamais ser salvos se a salvação realmente dependesse de obras.
Uma
outra razão por que a salvação pelas obras pode infiltrar denominações que
afirmam ser cristãs ou dizem acreditar na Bíblia é que elas não compreendem
passagens como Tiago 2:24: "Verificais
que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." Quanto
interpretado no contexto de toda a passagem (Tiago 2:14-26), torna-se evidente
que Tiago não está dizendo que nossas obras nos tornam justos diante de Deus;
em vez disso, ele está deixando claro que a verdadeira fé salvadora é
demonstrada pelas boas obras.
A
pessoa que afirma ser um cristão, mas vive em desobediência intencional a
Cristo, tem uma fé falsa ou "morta" e não é salva. Tiago está fazendo
um contraste entre dois tipos diferentes de fé – a verdadeira fé que salva e a
falsa fé que é morta.
Há
simplesmente muitos versículos que ensinam que uma pessoa não é salva por obras
para justificar qualquer cristão acreditando no contrário. Tito 3:4-5 é uma de
muitas dessas passagens: "Quando,
porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para
com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua
misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do
Espírito Santo." As boas obras não contribuem à salvação, mas sempre
serão uma característica de alguém que nasceu de novo. As boas obras não são a
causa da salvação, mas sim evidência.
Embora
a salvação pelas obras seja o ponto de vista predominantemente, não é um ponto
biblicamente exato. A Bíblia contém abundante evidência de salvação pela graça
somente, pela fé somente, em Cristo somente (Efésios 2:8-9).
Fonte:
GotQuestion
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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