Atualmente,
muitos cristãos desejam verdadeiramente crescer espiritualmente, no entanto,
como acham que não precisam aprender a palavra e muito menos estudar teologia,
acabam criando a sua própria teologia na informalidade: “É mistério, Veja o
varão de branco! Queima ele Jeová! Receba a bola de fogo! Reteté de Jeová!
Recebaaaa!”
Entretanto,
os que defendem esse ponto de vista pecam ao confundirem espiritualidade com
falta de conhecimento, afirmando que o cristão não precisa de ensino bíblico e
muito menos de teologia. Portanto, para
que possamos compreender a importância do ensino para a espiritualidade cristã,
será apresentado aqui à história da educação ao longo da narrativa bíblica.
ENSINO NO
ANTIGO TESTAMENTO
Primeiramente,
o ensino era ministrado pelos anciões (Nm 22.29), posteriormente, pelos levitas
e depois pelos escribas (Ed 7.10). Após o retorno do exílio babilônico de
setenta anos, o povo judeu havia se esquecido do ensino da lei do Senhor.
Diante dessa situação Esdras, o escriba, leu a lei perante o povo, desde a alva
(cinco horas da manhã) até aproximadamente o meio-dia e um grupo de escribas
traduziam o ensino, para que o povo, que falava aramaico, pudesse
compreender o real sentido do texto.
Esta
passagem é considerada por muitos especialistas, como sendo a primeira escola
bíblica, pois foi a primeira vez que houve interpretação de passagens bíblicas,
praticando-se o exercício tanto da hermenêutica como da exegese. O verdadeiro
ensino bíblico produz arrependimento e confrontação, o que gerou um grande
avivamento espiritual entre o povo de Israel.
ENSINO NO
NOVO TESTAMENTO E NA IGREJA ATUAL.
Já
no período do Novo Testamento o ensino era ministrado nas sinagogas pelos
rabinos e pelos mestres, e além destes, podemos observar claramente o
ministério do ensino na vida de Apolo, que era poderoso em palavras (At
18.24-28); no ministério do apóstolo Paulo, que ministrava sempre doutrinando
as Igrejas; e em nosso Senhor Jesus, nosso maior exemplo, sendo chamado 50
vezes de mestre nos evangelhos (Jo 3.1) e 16 vezes de mestre dos mestres. Seu
ensino era ministrado por meio de parábolas e através de ensinamentos pessoais
e no templo.
Portanto,
dentro do ensino claro do Novo Testamento, fica evidente que o Senhor chamou
uns para mestres (Ef 4:11) e outros para ensinadores (Rm 12:7), sendo que o
ensino é uma das tarefas mais importantes da igreja cristã e contribui para a
sua edificação. Na Igreja
primitiva os mestres e ensinadores eram grandemente usados pelo Senhor para
ensinar e contribuir com a edificação das comunidades do NT.
Portanto,
os que se envolvem com a área do ensino cristão e da educação teológica podem
exercer o seu chamado como professor de Teologia, de EBD, de classes infantis,
discipulador, palestrante, pregador expositivo, escritor, conferencista,
revisor de Bíblias, de livros, de obras de referência, consultor teológico e
etc.
COMO REFLEXÃO
O
ensino é de suma importância para o desenvolvimento do corpo de Cristo,
portanto, é muito importante que em uma comunidade de fé haja: Escolas
Bíblicas, Faculdade de Teologia, Seminário teológico, Curso de Discipulado,
Pequenos Grupos, Grupos de Crescimento, Seminários, Palestras, Conferências,
Plenárias, Simpósios, Classes infantis e etc.
Portanto,
podemos refletir que os que ensinam, devem procurar servir com o seu dom à
comunidade na qual estão inseridos. Como reflexão, gostaria de registrar o
pensamento de John Milton Gregory: “A verdadeira função do professor é criar
condições para que o aluno aprenda sozinho”.
Portanto,
ensinar é gerar edificação e é de suma importância que todos os mecanismos
possíveis de ensino sejam usados, para que o corpo de Cristo seja
edificado através do ensino bíblico, teológico e também por meio das áreas do
conhecimento humano, pois como afirmou John Stott: “Crer é também pensar”.
Referências bibliográficas
– GREGORY, John
Milton. Ensinando para transformar vidas. Editora Betânia: Belo Horizonte,
2004.
– MARTINS, Orlando. Diaconia cristã: o serviço da
mordomia. Editora AD Santos: Curitiba, 2016.
– MARTINS, Orlando. Um presente de Deus para você.
Editora Candeia: São Paulo, 2014.
– PAULINO, Jesiel. III EEDUC. Teologia e
espiritualidade, 2002. Ed. CEC, Itajaí,SC.100 p.
– PAULINO,Jesiel.EBO.A Integridade e Espiritualidade do
Ministro, 2002. Ed. CEC, Itajai, SC.40 p.
– STOTT, John. Crer é também pensar. Edições Vida
Nova, São Paulo.
– TULLER, Marcos. Manual do professor de Escola
Dominical. Edições CPAD: Rio de Janeiro, 2004.
Orlando
Martins
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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