Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 8 de junho de 2018

O CONHECIMENTO DE DEUS E O LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM


DEUS É O SABEDOR DE TUDO POR ESSÊNCIA:
“Senhor, tu me sondas e me conhece” (Sl. 139.1). “Eu anunciei , e Eu salvei, e Eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; Eu sou Deus”.  (Is. 43.12)

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que Eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”. (Is. 46.9,10);  “Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou. Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste. Agora são criadas, e não de há muito, e antes deste dia não a ouviste, para que porventura não digas: Eis que eu já as sabia”. (Is. 48.5 a 7); “Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”, (Jo. 14.29);         

Deus, sabedor da queda do homem em pecado, já havia providenciado, desde a eternidade, a redenção por meio do seu Filho, o Cordeiro redentor
“E adotaram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. (Ap. 13.8); mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, “o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1 Pe.1.20) 

Por sua presciência (Conhecimento de antemão), Deus já tinha visto também os que iriam aceitar o sacrifício vicário e expiatório de Cristo. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”.  (Ef. 1.4,5).

A ONISCIÊNCIA DE DEUS NÃO TIRA DO HOMEM O SEU LIVRE ARBÍTRIO.
Na sua presciência, Deus sabia que Jeremias seria profeta e o escolheu mesmo antes de nascer: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísse da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr. 1.5).

DEUS TEM CONHECIMENTO ILIMITADO E ANTECIPADO (ONISCIÊNCIA E PRESCIÊNCIA)
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem do de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos, E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. (Rm. 8.29,30) – pode revelar as coisas que ainda vão acontecer mas respeita o livre arbítrio do homem.

(Fonte – Bíblia Apologética)

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.