Porque
as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder,
como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20
O
Salmista vê como o pecado se levanta lentamente contra Deus, que olha para os
pecadores como, muitos séculos antes, contemplou os construtores de Babel.
Descreve também a necessidade e o temor dos ímpios e a fé dos que possuem um
coração autêntico.
A MEDITAÇÃO
DO ÍMPIO
(Sl.14.1)
O
salmo começa com uma afirmação do insensato: “Não há Deus...” Esta afirmação não é feita pela Bíblia, mas, sim,
pelo insensato. A palavra insensato não significa inteligência limitada, mas o
perverso moral, aquele que escolheu viver longe de Deus. São ateus pois, vivem
e agem como se Deus não existisse, tornando-se corruptos e abomináveis.
O
ateísmo é um crime contra a sociedade, porque destrói a única base adequada da
moralidade e da justiça, a crença num Deus pessoal, que exige dos homens a
fidelidades às suas leis. O ateísmo é um crime contra cada pessoa. É uma
tentativa de arrancar do coração humano seu forte desejo das coisas
espirituais, sua fome e sede pelo infinito.
A BUSCA
DIVINA
(Sl.14.2-3)
“Do céu olha o Senhor
para os filhos dos homens...” Deus busca sinais de compreensão espiritual e
corações inclinados a Ele; porém por desgraça não o encontra. No meio desta
situação de rebeldia, Ele está procurando os fiéis: “Porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”(Jo 4.23)
Desde o Éden Deus procura o homem perguntando: “Onde estás?” para tanto enviou
seu Filho ao mundo com planos de buscar e salvar o que se havia perdido.
“Todos se desviaram e
juntamente se corromperam...” Neste versículo vemos a decepção de Deus, todos
se corromperam como cadáver podre poluindo o ambiente. (Rm 3.9-14)
O JUÍZO
DIVINO
(Sl.14.4-5)
“Acaso não entendem os
obreiros da iniqüidade...” não conhecem a lei moral (Rm 1.20). Há uma tríplice
condenação dos pecados deles: primeiro não entendem a raiz de suas iniqüidades.
V 3. Segundo cometeram o pecado no tratamento violento com o povo de Deus M
3.1-3. Terceiro não invocaram ao Senhor v 4. O resultado é espantoso: “tornar-se-ão
grande pavor...” este é o temor que eles sentem na presença do Senhor. A
revelação divina na sua ira os transforma em covardes. At 19.17.
“Deus está com a
linhagem dos justos...” em contraste com os pecadores em pânico, há o rebanho da
“linhagem dos justos”, que tem paz no meio das aflições, porque andam com Deus.
A presença divina é a garantia induvidável da justiça e da condenação do mal. A
palavra “linhagem” pode significar também: geração, habitação, posteridade.
A RESTAURAÇÃO
DIVINA
(Sl.14.6-7)
“Meteis a ridículo o
conselho dos humildes...” Qualquer tentativa de destruir os planos do povo de Deus
tem que fracassar, porque o próprio Deus é a garantia de que o trabalho
espiritual dos fiéis não é vão (I Co 15.58) Pessoas fracas, se tem bom senso,
procuram refúgio forte; Deus é o nosso refúgio Sl 91.
“A Salvação de Israel...” não se encontra em
poder ou na sabedoria humana. ‘Vem de Sião”, lugar da morada divina. Alguns
consideram este salmo como o salmo modelo do exílio, por causa da frase: “Quando o Senhor restaurar a sorte do seu
povo...” A ação de Deus produzirá regozijo e alegria a Jacó (Israel)”.
Até
o crente pode, em certos momentos, cair em um tipo de ateísmo. Nossas ações a
atitudes, nossas palavras e nossas decisões diárias, mostram a realidade de
nossa fé em Cristo.
O
Salmo termina com uma oração pedindo a Deus que tire os seus fiéis das suas
aflições, restaurando a sua prosperidade. Os crentes na nação estavam sofrendo
opressão por causa dos ímpios, mas esperavam a redenção por parte do Senhor.
Transcrito
Por Litrazini
Graça
e Paz
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