SENHOR, quem habitará
no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Salmos 15:1
Este
Salmo de Davi é uma jóia perfeita de devoção, e, como qualquer gema (pedra
preciosa) é quase impossível dividi-lo. O poema descreve tanto a maneira
positiva como a negativa, a característica de quem habita no Tabernáculo de
Jeová e mora no seu santo monte.
No
salmo 14, o homem natural é retratado, mas, no 15 o retrato é do homem
espiritual. Este reflete os dois aspectos da vida de santidade. Este salmo foi
escrito por Davi na ocasião em que levou a Arca de volta a Sião ( II Sm
6.12-12).
OS HÓSPEDES
DE DEUS (V 1-2)
Is
6.1-5. Quem quiser ter comunhão com Deus precisa sujeitar à sua vontade os pés,
as mãos, o coração, a língua, os ouvidos e os olhos. Após a pergunta o salmista
apresenta cinco características especiais para se tornar um hóspede de Deus:
HABITAR: é um termo que sugere
uma certa permanência. Jesus falou do consolador que haveria de vir a seus
discípulos no Pentecostes (Jo 14.16-17). Habitar no Tabernáculo do Senhor
significa estabelecer uma vida com Deus. A condição fundamental é a retidão e a
justiça.
MORAR: agrega a idéia de se
sentir cômodo, de ser membro da família, de possuir um lugar permanente na
família. Nenhum poder terrestre ou satânico, pode nos arrancar de nossa morada
no monte santo de Deus, estando os nossos corações firmados nele.
ANDAR EM
INTEGRIDADE: descreve
um curso de vida habitual. É a mesma expressão de Gn 17.1. o que está incluso
aqui é uma devoção a Deus de todo coração, e uma absoluta integridade com os
homens.
O QUE PRATICA
A JUSTIÇA:
não somente fala acerca da justiça e retidão (virtude), mas também as pratica.
Sua fé é revelada na sua vida reta e justa.
FALAR A
VERDADE;
significa viver em absoluta sinceridade. A verdade nos lábios é importante, mas
a verdade no coração é fundamental.
ATITUDES
NEGATIVAS
(v 3-5)
São
oito as atitudes que devem ser evitadas pelos cristãos fiéis.
Não
caluniar:
‘o que difama com sua língua”. Na vida do crente verdadeiro não há lugar para o
pecado que significar a invenção ou a repetição de histórias que podem resultar
na difamação de outras pessoas. A difamação é condenada como crime (Sl
50.20-21), e Deus não deixará passar sem castigar (Ez 22.9).
Não
fazer o mal:
esta palavra inclui todo tipo de dano ou maldade. Há pessoas tão más que são
capazes de fazer maldades até com amigos ou parentes mais chegados.
Não
lançar injuria contra seu vizinho. Admitir injurias significar dar origem a uma
calúnia ou uma expressão que ridiculariza ao próximo.
Não
ser desprezível ao réprobo. É não sentir prazer com o registro da iniqüidade. Não
viver agradando aos mundanos, fechando os olhos para suas maldades, quando
precisam de uma repreensão franca e direta.
Jurar
com dano próprio:
significa não mudar de palavra. Devemos cumprir nossa palavra quando fazemos
uma promessa, ainda que soframos prejuízos.
Não
emprestar dinheiro com usura: em termo hebreu é: “picar com aguilhão
(serpente)”. Em nossa situação atual a palavra “usura” é aplicada a métodos
ilegais de submeter o devedor a taxas e prestações além daquelas expostas em
contrato.
Não
aceitar suborno contra inocente: era uma das pragas das nações orientais. O
cristão deve recusar qualquer suborno, como testemunha ou como juiz.
Especialmente contra uma pessoa inocente.
Não
ceder: ser firme e digno de confiança em meio às
situações e condições instáveis. (I Co 15.58).
Altas
inspirações emoções sublimes precisam de virtudes comuns e práticas para
conservar sua firmeza e realidade. Porque é possível passar por arrebatadoras
emoções espirituais e depois fracassar nas virtudes mais simples, como: não
pagar dívidas, passar cheques sem fundos, ser exemplo no lar e na sociedade,
etc...
O
caráter do homem descrito neste salmo o qualifica a andar em comunhão com Deus
e também o deixa em condições de ficar firme e inabalável no meio de todas as
incertezas e instabilidades do mundo moderno (I Jo 2.17).
Transcrito
Por Litrazini
Graça
e Paz
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