Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

PERIGO CONSTANTE


A minha vida está sempre em perigo, mas não me esqueço da tua lei. (Sl 119.109.)

Perigo de vida existe mesmo. Um acidente doméstico, um acidente de trânsito, uma bala perdida, um assalto seguido de assassinato, uma descarga de revólver nas mãos de um doente mental, um desmoronamento como o da casa em que estavam os filhos de Jó ou como o da torre de Siloé, uma calamidade bélica, uma doença incurável.

O salmista não é ingênuo: “A minha vida está sempre em perigo” (Sl 119.109).

Paulo também não é: “Todos os dias enfrento a morte”(1Co 15.31).

Numa única frase, o apóstolo cita oito vezes a palavra perigo: “Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos dos falsos irmãos” (2Co 11.26).

O perigo não é só a morte.

Há muitos outros perigos e é difícil saber quais são os maiores e quais são os menores: o perigo de perder todos os bens, o perigo de perder o emprego, o perigo do álcool, o perigo das drogas, o perigo do desânimo, o perigo do desmantelamento da família, o perigo da perseguição, o perigo da concorrência, o perigo da apostasia, o perigo da paixão, o perigo da depressão, o perigo do câncer de mama, o perigo do mal de Alzheimer.

A contingência do perigo pode cansar, pode amedrontar, pode envelhecer, pode adoecer, pode desgostar, pode enfraquecer a fé.

Por isso mesmo o salmista se acautela: “A minha vida está sempre em perigo, mas não me esqueço da tua lei”.

Seu companheiro de perigo constante gosta de perguntar: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Rm 8.35).

Retirado de Refeições Diárias com Sabor dos Salmos. Editora Ultimato.

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.