quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

PROVADO PELO FOGO


Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês par a os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. (1 Pedro 4.12-13)

Pedro usa figuras de linguagem incomuns para nos lembrar o que as Escrituras dizem sobre sofrimento. Em toda a Bíblia, o sofrimento é descrito como um forno quente e flamejante.

Em outra passagem, Pedro diz que esse sofrimento prova a nossa fé da mesma maneira como o fogo refina o ouro (1Pe 1.7).

No livro de Isaías, Deus diz: “Eu o provei na fornalha da aflição” (Is 48.10).

Nos Salmos, Davi diz a respeito de Deus: “Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas” (Sl 17.3). E, em relação a Israel, o salmista diz: “Passamos pelo fogo e pela água” (Sl 66.12).

Assim, a Bíblia fala do sofrimento como sendo envolvido pelo fogo ou testado pelo fogo. Pedro diz que não devemos nos perturbar ou pensar que é estranho quando experimentamos esse fogo. Nós somos provados pelo fogo do mesmo modo como o ouro é refinado por ele.

Quando começamos a crer, Deus não nos abandona, mas coloca uma cruz santa sobre as nossas costas para fortalecer a nossa fé. O evangelho é uma palavra poderosa, mas não pode fazer seu trabalho sem provações.

Ninguém descobrirá o poder do evangelho a menos que o experimente. O evangelho é capaz de mostrar o seu poder apenas onde há cruz e onde há sofrimento. Por ser uma palavra de vida, ele deve exercitar todo o seu poder na morte.

Se o processo da morte e a morte em si estiverem ausentes, então ele nada pode fazer. Ninguém descobriria que ele é mais forte do que o pecado e a morte.

Pedro diz que provações dolorosas chegam a nós para nos testar. Esse fogo ou calor é a cruz e o sofrimento que nos fazem queimar.

Deus inflige esse fogo por nenhuma outra razão, exceto nos provar, ver se somos dependentes da sua Palavra.

Essa é a razão pela qual Deus impõe a cruz sobre todos os cristãos. Ele deseja que experimentemos e demonstremos o poder de Deus.

Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário