Quando jejuardes, não
vos mostreis contristado como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para
que o homem pareça que jejuam em verdade vos digo que já receberam o seu galardão,
porem quando jejuares unge a cabeça e lava seu rosto. Para não parecer aos
homens que jejuas, mas sim teu pai, que esta oculta; e teu pai, que vê o que
esta oculta e te recompensará. (Mt 6.16-18)
No
Antigo Testamento o jejum era aplicado por vários motivos, jejuavam pelos
mortos, pelo infortúnio e tristeza como expressão da dor pelos pecados os
próprios fariseus jejuavam duas vezes na semana.
A
oração e o jejum estavam unidos na pratica daqueles crentes que vinham do
gentilismo. O apostolo Paulo procura evitar a ideia de dar ao jejum um valor
independente.
A
palavra jejum não consta nos melhores manuscritos, em síntese, era um
sacrifício ao qual se abstém dos alimentos, muito antigo em Israel, é bem
provável que seja uma forma de agradar aos deuses dos povos do antigo oriente.
Sempre em uma situação de emergência, como guerra, fome ou praga, era
proclamado em todo o Israel um jejum como forma de humilhação a Deus no período
de socorro.
O
jejum em Israel continua por toda sua historia, sendo observado até no exilio
babilônico, pelos profetas é visto como nulo, quando não se observa as
legislações e memoria comunitária, como o direito e a justiça.
No
novo testamento, o jejum também é uma pratica da igreja cristã. Dois textos nos
evangelhos citam uma explicação de Jesus que parece ser algo novo sobre a ação
do jejum no individuo que o faz.
Vale
enfatizar que os jejuns que aparecem nos textos do antigo testamento e que
reflete os tempos antigos da historia de Israel mostram algo coletivo, feito
por todo o povo, já no novo testamento, vê-se um jejum individual, apenas em
algum momento feito por toda comunidade.
Na
bíblia, jejuar refere-se a abstenção de alimento por motivos espirituais,
embora o jejum apareça frequentemente vinculado á oração, ele por si só deve
ser considerado uma pratica de proveito espiritual.
Na
realidade, o jejum bíblico pode ser chamado de oração sem palavra.
(1) HÁ TRÊS
FORMAS PRINCIPAIS DE JEJUM, VISTA NA BÍBLIA:
(A) JEJUM
NORMAL _
a abstinência de todos os alimentos, sólidos ou liquido, mas não de água,
(B) JEJUM
ABSOLUTO _
a abstenção tanto de alimento como de água.
Normalmente
este tipo de jejum não deve ir além de três horas por dia, pois a parte daí o
organismo desidrata o que é muito nocivo á saúde, Moisés e Elias fizeram jejum
absoluto por 40 dias, mas sobre condições sobrenatural,
(C) O JEJUM
PARCIAL _
uma restrição alimentar, e não uma abstenção total dos alimentos. O próprio
cristo praticava a disciplina do jejum e ensinava que a mesma deveria fazer
parte da vida consagrada do cristão, além de ser um ato de preparção para sua
volta.
A
igreja do Novo Testamento praticava o jejum,
O PROPOSITO
DO JEJUM COM ORAÇÃO,
(a)
um ato para Deus, visando á sua honra
(b),
O crente humilha-se diante de Deus, para receber mais graça e desfrutar da
presença intima de Deus;
(c)
expressa pensar por causa de pecados e fracasso pessoas cometidos;
(d)
busca graça divina para novas tarefas e reafirma nossa consagração a Deus
(e)
como um meio de buscar a Deus, e aproximar-nos dele e prevalecer em oração
contra as forças espirituais do mal que luta contra nos,
(f)
como um meio de libertar almas da escravidão do mal,
(g)
demostrar arrependimento e assim preparar o caminho para Deus muda seus
propósitos declarados de julgamento;
(h)
com o jejum obtivemos a revelação , sabedoria e entendimento no tocante á
vontade de Deus,
(i)
o jejum faz abrir o caminho para o derramamento do Espirito Santo, e para a
volta de cristo á terra para buscar o seu povo.
Alex
Souza
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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