quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

POR QUE ALGUÉM SEGUIRIA UMA SEITA?


1. A seita satisfaz várias necessidades:
1.1 Psicológica - Alguém pode ter uma personalidade fraca, facilmente manipulável;
1.2. Emocional – A pessoa pode ter sofrido um trauma emocional recente ou no passado;
1.3. Intelectual – O membro tem perguntas que este grupo responde;

2. A seita dá a seus membros a aprovação, aceitação, propósito e uma sensação de pertencer a algum grupo.

3. A seita pode ser atraente por algumas razões. Podem ser:  Rigidez moral e demonstração de pureza; Segurança financeira; Promessas de exaltação, redenção, "consciência mais elevada" ou um conjunto de outras recompensas.

As seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e benéficas.

Estão surgindo novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essas idéias confusas estão sendo despejadas em cabeças incautas, acabando muitas vezes em tragédias de grandes proporções.
CARACTERÍSTICAS E SINAIS QUE PODEM NOS AJUDAR A IDENTIFICAR O QUE SÃO AS SEITAS.
1 - SEMELHANÇA COM O CRISTIANISMO. - Virtualmente todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essa semelhança que se constitui na principal estratégia do diabo com relação a elas  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz”(2 Co 11:13,14).
2 - ADEPTOS SINCEROS. - As seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas destituídas de verdadeiro entendimento em Rm 10:2 lemos: “Porque lhes dou testemunho de que tem zelo de Deus, mas não com entendimento”. Nunca devemos cometer o erro de questionar a sinceridade dos adeptos de qualquer seita; no entanto, precisamos reconhecer que esse zelo extremo a que se dispõem é uma característica do espírito de religiosidade que age por detrás delas.
3 - A QUESTÃO DA ORIGEM. - Todas as seitas, praticamente, reivindicam como sua fonte inicial alguma nova revelação da parte de Deus.
4 - RECONHECIMENTO DE AUTORIDADE ADICIONAL ÀS ESCRITURAS. Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”2 Timóteo 3.16 - Este ponto praticamente decorre do anterior. As seitas sempre reconhecem uma autoridade adicional às Escrituras, que acaba sobrepujando a Bíblia e se torna sua base para doutrina e governo.

Lidiomar T. Granatti /  Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário