quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

VIDA CRISTÃ


O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO? TEMOS SIDO CRISTÃOS AUTÊNTICOS?

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Atos 11:26.

As atitudes dos discípulos eram tão idênticas às do Senhor, que na cidade de Antioquia, pela primeira vez, foram chamados “cristãos” (Cristãos: Grego, “Christianós” seguidores de Cristo).

Precisamos nos identificar de tal forma com aqueles ensinos e conceitos, para que façamos jus, ao mesmo título. Há igrejas, comunidades, nações e pessoas que se intitulam de “cristãos” e vivem mergulhadas em densas trevas espirituais. Vida Cristã é muito mais que fazer parte de uma igreja, ter uma credencial, unir-se a uma igreja, ou ter uma religião.

1. VIDA CRISTÃ É RENUNCIA.
A palavra renuncia no grego é Apeipon, que significa: rejeita, e Apotassã que significa: despedir, abandonar, deixar.“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”. Lc 14:33. Renúncia é repudiar completamente a sua natureza pecaminosa. O escritor aos hebreus diz: “… deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos esta proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé…”.Hb 12:1, 2.

2. VIDA CRISTÃ É QUANDO DEIXAMOS TRANSPARECER EM NÓS O IMENSURÁVEL AMOR DE JESUS, o nosso supremo exemplo; quando em nossas palavras, pratica, em coerência com a palavra de Deus. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo vossas obras glorifiquem ao pai que está no céu”. MT 5:16.

3. VIDA CRISTÃ É SUBMISSÃO.
A palavra submissão no grego é “hupotasso” que significa sujeição, obediência. Jesus é o nosso supremo exemplo de obediência. “… embora sendo filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem, tendo sido por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Hb 5:7.

Jesus Cristo era humilde e estava disposto renunciar os seus direitos para obedecer a Deus. Não existe vida Cristão sem obediência, pois a partir do momento que aceitamos o senhorio de Cristo, nos tornamos servos. “Mas graça a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração a forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Rm 6:17, 28.

Fomos eleitos e santificados para obedecer. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicadas”. IPe 1:2.

Os cristãos são filhos da obediência. “Como filhos obedientes, não vos conformeis com as concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância”. I Pe 1:14. Obedecer é renuncia a própria vontade, é esvazia-se.

4. VIDA CRISTÃO É COMPROMISSO.
Quantos estão vivendo um Cristianismo superficial, egocêntrico, muito longe da realidade. Em meio a um mundo cheio de invenções, comodismo, conformismo, materialismo, egoísmo, entre outras coisas mais, para muitos fica difícil viver um compromisso verdadeiro com Deus e a sua palavra.

Que tipo de cristão temos sido? Temos renunciado o pecado, mundo e a nossa natureza terrena? A nossa vida esta em perfeita coerência com a palavra de Deus? Temos sido submissos? Temos vivido um cristianismo superficial, ou de compromisso com Deus?

Pr. Marcos Martins

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário