terça-feira, 9 de março de 2021

NOVA VIDA

 Quando não conhecíamos a Cristo várias coisas ruins aconteciam conosco.

Antes estávamos em trevas (Col 1.13) e mortos espiritualmente (Ef 2.1).

Estávamos separados das promessas de Deus (Ef 2.12).

Estávamos destituídos da glória de Deus (Rom 3.23), que é o acesso à própria pessoa de Deus. Sem Deus nem esperança (Ef 2.12) .

Éramos inúteis e maus (Rm 3.12)

Vivíamos com medo (Hb 2.15), sujeitos à escravidão do diabo POR TODA VIDA, vivíamos sem identidade, unicamente chamados filhos da ira (Ef 2.3). 

De repente, "somente" por termos decidido seguir a Jesus, tudo mudou!

Tudo se fez novo (IICo.5.17); Deus declarou que somos justos (Rm 5.1); Deus nos colocou assentados com Cristo (Ef 2.6). Cristo está assentado em posição de Autoridade, e nós com ele; Recebemos nova identidade

De mortos passamos a ressuscitados, em posição privilegiada. Com nova identidade, sendo agora filhos de Deus, estamos seguros, ninguém nos arrebata das mãos do Senhor. Agora temos um novo Dono, um novo Senhor, que nos COMPROU (ICo 6.19,20).

Quem Sou Eu? Co participante da natureza de Deus. "coparticipantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo" (2 Pe 1:4).

"outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Ef 3:8); "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura" (2 Co 5:17).

O Novo Testamento refere-se a pessoa que éramos antes de receber a Cristo como o "velho homem". Por ocasião da salvação, o "velho homem", motivado a viver de modo independente de Deus, caracterizado, portanto, pelo pecado, morreu (Rm 6:6), e a "nova criatura", motivada pela sua identidade em Cristo, caracterizada pela total dependência de Deus, recebeu vida (Gál 2:20).

O "velho homem" precisava morrer, a fim de cortar-se o relacionamento com o pecado que o caracterizava e dominava. O fato de ser uma nova criatura não significa que não peque mais (1João 1:8). Todavia, desde que o "velho homem" foi crucificado e sepultado com Cristo, não precisamos continuar pecando (1João 2:1). Pecamos quando decide agir independentemente de Deus.

Pr. Alessandro Cassiano / Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário