sábado, 15 de maio de 2021

O ESPÍRITO SANTO E A VIDA CRISTÃ

Além de atuar na conversão do homem, o Espírito Santo age como dinamizador da vida cristã. A condição exigida daqueles que desejam ter uma vida cristã autêntica e levar almas a Cristo é que sejam cheios do Espírito Santo, At 4:31; Ef 5:18. Vejamos como isto ocorre:

O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A PREGAR UM EVANGELHO QUE TRANSFORMA.

- Enquanto o pregador fala, o Espírito Santo age no coração do ouvinte, produzindo fé. Não se pode desvincular o Espírito Santo da pregação. Uma pregação sem a unção do Espírito é vazia e sem sentido.

Ao ouvirem o discurso de Pedro, as pessoas “compungiram-se em seu coração”, At 2:37. As palavras do apóstolo eram poderosíssimas. Seu sermão tocou os ouvintes e não houve meras reações emocionais, mas sim mudanças reais e permanentes. Cerca de três mil pessoas se converteram, fruto da ação do Espírito Santo.

- Transformações duradouras na personalidade humana só são produzidas pelo Espírito Santo. Aqueles que são mudados parcialmente, e por um breve período, não foram trabalhados pelo Espírito de Deus.

O ESPÍRITO SANTO PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA VIDA CRISTÃ.

- O cristão torna-se participante de Cristo, Hb 3:14 - Essa relação entre o crente e o Senhor Jesus é cultivada pelo Espírito Santo. Cristo é a videira e nós estamos ligados a Ele pelo Espírito, Jo 15:5. Esse tipo de comunhão é visto entre os cristãos da Igreja Primitiva, At 2:42.

- Oração, fonte de desenvolvimento espiritual. Ela é uma das mais poderosas armas que temos a nosso dispor, como cristãos. Muitos ensinam que nem precisamos pedir qualquer coisa a Deus, pelo fato de Ele ter conhecimento de nossas necessidades. Mas Jesus ensinou os discípulos a orar, Mt 6: 6-9.

Pela oração e pela súplica, nossas petições devem ser conhecidas diante de Deus, Fp 4: 6. O Espírito nos presta auxílio na prática da oração, levando-nos a orar segundo a vontade de Deus, Rm 8: 26, 27 e I Jo 5: 14.

A igreja nos dias dos apóstolos vivia em constante oração, At 2: 42. Por isso era fortalecida e dinâmica; seu testemunho causava impacto na sociedade e gerava milhares de conversões.

- Direção pela Palavra - “... Ele vos guiará em toda a verdade”, Jo 16:13. Jesus refere-se ao Espírito como “Espírito de Verdade”. Uma de suas tarefas é guiar o crente em toda a verdade. O Espírito Santo possibilita ao crente compreender as Escrituras, recebendo delas direção para sua vida. Ele age como iluminador da Palavra que Ele mesmo inspirou, II Tm 3: 16.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário