Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 12 de julho de 2021

AUTORIDADE DO PAI SÁBIO

Na Bíblia, Eli perdeu autoridade sobre seus filhos, não conseguia mais fazer com que respeitassem ao Senhor, pois cedia-lhes todas as suas vontades e isso custou-lhe o sacerdócio: "Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniquidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu". (I Sm 3.13)

O pai deve ser o guia para a maturidade, compreendendo a individualidade de cada filho, ajudando a construir valores e conceitos.

O verdadeiro pai é leal e franco com seus filhos, mostrando o limite de seus direitos e deveres, ensinando bons hábitos, incentivando-os a aprender, a se esforçarem para serem alguém na vida, a respeitarem as autoridades e a amar o seu próximo.

O pai que não faz isso, renega seu cargo e deixa essa função para pessoas estranhas, que talvez não estejam tão compromissadas com a formação e felicidade de seus filhos, deixa-os a mercê de uma sociedade fria, cruel e egoísta. "Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade" (Sl 127.4).

Depois não podem reclamar se seus filhos errarem o alvo, pois talvez não tenham ensinado o caminho correto, afinal como saberão se não estiveram próximos? "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista". (Sl 32.8)

O pai sábio educa seus filhos usando a sua autoridade, não seu autoritarismo e isso se dá pelo diálogo franco e sincero, abertura para conversas, saber ceder, mas também saber dizer não na hora certa.

O verdadeiro pai mostra-se humano, afetivo, responsável, presente, essa é a maior demonstração de amor que você pode dar aos seus filhos.

Desta forma também está demonstrando a Deus, sua gratidão pelas suas bênçãos, que são os seus filhos, honrando a sua função aqui na Terra: "E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade". (Ml 2.15)

Que Deus abençoe a todos os pais dando-lhes sabedoria e sensibilidade para compreenderem a importância de seu papel na atualidade e força para vencerem os obstáculos.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.