Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

DONS DO FILHO – PARTE III

Para facilitar e equipar o corpo da Igreja - Efésios 4.10 a 13 e 1Co.12.28

Efésios 4.7 diz: “Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo”, não apenas indica os dons de ofícios que Cristo colocou na Igreja junto com seu propósito

PASTOR / PROFESSOR - A palavra pastor vem de uma raiz que significa proteger, da qual nós temos o termo pastor de ovelhas. Na função de um pastor/líder está incluído nutrir, ensinar e cuidar das necessidades espirituais do corpo.

Pastor e mestre são uma mesma função e ministério. O texto de Ef 4.11 diz: "...A outros pastores e mestres." e não "...A outros pastores e a outros mestres "

O termo pastor é uma expressão alegórica, figurativa de pastor de ovelhas, cuja correlação literal seria mestre. O pastor tem ovelhas, o mestre tem discípulos.

O dom que opera no pastor é o dom de mestre, por isso não aparece o ministério de pastor na lista de ministérios de 1Co 12.28, que é conforme os dons.

Quem cuida de vidas também precisa saber ensiná-las. E se alguém ensina, ensina para edificação e prática. Todo pastor é mestre e todo mestre é pastor.

COMO PASTOR: É o que cuida de vidas, apascenta; Tem aliança com o povo, toca nas vidas, apascenta. Está envolvido com o povo. Pastor é uma função e não um cargo ou título. Todos aqueles que cuidam de vidas são pastores e mestres.

COMO MESTRE: É o que ensina a doutrina, doutor. Pega as verdades mais difíceis e complicadas e traz de maneira clara para a Igreja entender.

MISSIONÁRIO – Alguns veem a figura do apóstolo ou evangelista.

Implica o desdobramento de um plano para tornar o evangelho conhecido por todo o mundo: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” - Rm.1.16.

Ilustra uma atitude de humildade necessária para receber um chamado para áreas remotas e situações desconhecidas: “... A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo...” - Is.6.8-11.

Conota uma compulsão interna para levar o mundo inteiro a um entendimento sobre Jesus Cristo: “... se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” - 2Co.5.14-20.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.