Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 16 de junho de 2022

A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (ITess 5.23.24)

O processo de santificação envolve:

A ATUAÇÃO DE DEUS

A santificação começa no espírito do homem, isto é, de dentro para fora. Não poderia ser diferente. O pecado entrou no homem por meio da sua carne (de fora para dentro) Gn.3:6; Rm.5:12.

Satanás é o agente do pecado. Ele levou o homem a contaminar-se na carne, logo em seguida a alma do homem ficou entenebrecida (Ef.4:18). Por fim morreu o seu espírito (Ef.2:1).

Nestas condições, somente por uma atuação vinda de alguém infinitamente superior a Satanás, poderia o homem ser vivificado e totalmente restaurado no tempo determinado por Deus.

O HOMEM NA SUA TOTALIDADE

O homem é composto de três partes: corpo, alma e espírito. Logo a santificação para ser completa precisa abranger todo o ser. Não existe essa de que Deus só está interessado no espírito do homem. Esta é uma mentira diabólica. “Apresenteis os vossos corpos”- Rm.12:1; Rm.6:19b.

A REGENERAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO

A necessidade básica de quem quer ser salvo por Jesus é a regeneração. Jesus colocou isto para Nicodemus (Jô.3:3-5).

Este é o processo inicial da santificação. O Senhor dá vida ao nosso espírito (Ef.2:5).

A santificação começa no espírito do homem regenerado (2Co.5:17).

A TRANSFORMAÇÃO DA ALMA

A alma é onde reside nossos pensamentos, emoções e vontade. É por este meio que podemos contatar o mundo psicológico.

Deus habitando em nós pelo Espírito Santo, começa a expandir-se em nosso interior a santificação (2Co.3:18).

A TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO

Isto acontecerá quando o Senhor vier buscar os seus filhos. Quando o momento da transfiguração deste corpo chegar, deveremos estar em plena santificação, pois o Senhor vem buscar uma Igreja santa e irrepreensível (Ef.5:27).

A santificação é a condição básica para que o homem esteja em pé diante do Senhor, quando Ele voltar. Não haverá desculpas, Deus nos deu os meios necessários para que pudéssemos cumprir a Sua vontade, a saber: a santificação.

Transcrito Por Litrazini      

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.