Pesquisar neste blog:

Mostrando postagens com marcador exemplos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exemplos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As três formas de Deus falar com o Homem


Quando a pessoa ignora os conselhos de Deus, além de estar O desprezando, ela também está menosprezando a si mesma. O sofrimento é certo quando não existe amor próprio, pois, a falta do mesmo, faz a pessoa se sujeitar a situações que lhe trazem dor e humilhação e ainda assim, não ver problema algum nisto (Pv.15.32).

Diz a expressão popular que aquele que avisa amigo é. Em Deus, encontramos o amigo verdadeiro que tudo faz para não sofrermos. Ele sabe qual será o fim de todo caminho e o resultado de toda escolha, por isto, há coisas que Ele não apenas odeia como também proíbe. Os seus avisos nos livram dos piores males, aqueles causados por nós mesmos.

Se observarmos a vida de Manassés, rei de Judá  (2Re 21 e 2Cr.33), poderemos perceber de forma clara, as formas diferentes que Deus pode usar para falar conosco.

- Mostrando-nos exemplos positivos e negativos.
Quando tomamos o conhecimento da queda de um homem de Deus ou presenciamos o mau testemunho de alguém que se diz “convertido”, é Deus cuidando de nós.

Não, ele não vai “derrubar” ninguém só para lhe salvar, o que acontece é que as pessoas são livres para fazerem suas escolhas, por isso, a queda é inevitável para aqueles que insistem em ignorar os “alertas” dados por Deus.

Na realidade, “a lição dos caídos” tem a finalidade de se tornar um motivo a mais para vigiarmos e nos apegar ao Todo-Poderoso, nunca esquecendo que se pessoas que aparentemente estavam tão próximas de Deus caíram, eu devo então redobrar a minha atenção.

Ah, existem também os bons exemplos.
Quanto a estes, o que dizer? Nada, apenas aprender com eles.

A decisão sempre será sua. Apesar do péssimo exemplo de seu avô Acaz  (2Cr.28.1), Manassés foi privilegiado com o excelente exemplo de seu pai Ezequias (2Cr.29.1-2). Manassés escolheu ser ainda pior que seu avô.

- Por meio de Seus servos.
Seja nas mensagens e orientações que recebemos ou nas pregações que assistimos ou mesmo em reuniões que participamos, uma nova oportunidade nos é dada a cada dia através de homens e mulheres que incansavelmente dedicam suas vidas a nos ensinar o verdadeiro Caminho.

No caso de Manassés, os profetas foram estes servos (2Re.21.10).

- Permitindo sofrimento e/ou humilhações.
Nada é capaz de substituir a Bíblia, ela é a boca de Deus. Exatamente por isto, que não existe ninguém melhor para definir este tópico, do que o próprio Livro Sagrado: “Se estão presos em grilhões e amarrados com cordas de aflição, Ele lhes faz ver as suas obras, as suas transgressões, e que se houveram com soberba. Abre-lhes também os ouvidos para a instrução e manda-lhes que se convertam da iniqüidade. Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias” (Jó 36.8-11).

Foi somente no fundo do poço, amarrado com as cordas da aflição que Manassés despertou, se arrependeu e fez de Deus, o seu Senhor (2Cr.33.11-12).

Seja qual for a maneira que o Senhor esteja usando para falar com você, reflita, desperte e aproveite sua oportunidade.

Autoria: Pr. Rubens Ennes

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Existe algo maior do que a fé?

Segundo a Bíblia...
Pela fé entendemos que o mundo foi criado pela Palavra de Deus.
Pela fé a oferta de Abel se tornou mais agradável a Deus do que a de Caim;
Pela fé Enoque subiu ao céu sem que visse a morte;
Pela fé Noé construiu uma arca, sendo salvo por Deus do grande dilúvio;
Pela fé Abraão se dispôs a oferecer seu único filho em obediência à ordem divina;
Pela fé Moisés libertou o seu povo da longa escravidão egípcia;
Pela fé Josué venceu grandes obstáculos, atingido o alvo: a Terra Prometida;
Pela fé Sansão, sozinho, derrotou milhares;
Pela fé Gideão e seus homens fizeram fracassar aos midianitas;
Pela fé Davi, mesmo na sua na pequenez, venceu o terrível gigante Golias.

Enfim, são incontáveis os exemplos de pessoas que venceram mediante a fé. Disso não temos nenhuma dúvida. Porém, volto a perguntar: será que há algo maior que a fé?

De acordo com a Bíblia, pela fé, cegos viram, surdos ouviram, mudos falaram, paralíticos andaram e mortos foram miraculosamente ressuscitados.

Diz a Palavra de Deus, que ainda que a nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, ela será suficiente para transportar os montes.

Ainda assim, insisto: há algo que supere a fé?
 
Vejamos o que diz as Escrituras: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (I Co.13:13).

Sim, existe algo maior que fé. O amor é maior que fé.

O apóstolo Paulo afirma que "ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria" (I Co. 13:2). Não se quer afirmar com isso que a fé não é importante. Absolutamente. Qualquer cristão realmente convertido sabe que sem fé é impossível agradável a Deus, "porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hb. 11:6).

Todavia, está explícito na Bíblia que o amor é maior do que a fé. Não há como contestar este fato. Na verdade, prega-se e fala-se mais sobre a fé porque ela está associada (embora não seja este seu único e principal objetivo) ao ato de receber. Já o amor associa-se ao ato de dar. E, como bem sabemos, é muito mais fácil receber do que dar.

É exatamente por este motivo que versículos tais como: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á" (Mt. 7:7, 8) são usados com muito mais freqüência pelos pregadores atuais do que, por exemplo: "Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos" (At. 4:34).

Contudo, sem fé amor não pode existir. Ambos: fé e amor são imprescindíveis para a nossa salvação. No entanto, a fé sem as obras, isto é, sem o amor, é morta: "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?" (Tg. 2:14-20).      

Jaime Nunes Mendes

Por Litrazini

Graça e Paz



Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.