O que está ordenado em
alguns capítulos da carta paulina aos gálatas, a respeito do tema `LEI E GRAÇA´,
é claro como o sol de meio dia. Daí porque me
limitarei a copiar alguns textos e respectivos comentários.
“Sabendo que o homem não é justificado
pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus
Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei,
porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Porque eu, pela
lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com
Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e vida que agora vivo na
carne vivo-a pela fé no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo
por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei,
segue-se que Cristo morreu debalde” (Gl 2.16-21).
COMENTÁRIO
– “Paulo lida aqui com a questão de como o pecador poderá ser justificado,
i.e., perdoado dos seus pecados, aceito por Deus e ter um justo relacionamento
com Ele. Isso acontece não ´pelas obras da lei´, mas
mediante a fé viva em Cristo Jesus.
Todos os cristãos foram
crucificados com Cristo na cruz. Morreram para a
Lei como meio de salvação (v. Ef 2.8-9), e agora vivem para Deus por meio de
Cristo. Por causa da salvação em Cristo, o pecado já não tem domínio sobre eles
(v. Rm 6.4, 8, 11; Gl 5.24; 6.14; Cl 2.12,20)” (Fonte: Bíblia de Estudo
Pentecostal – BEP).
JUSTIÇA (Gl
2.21) – “O ensino de Paulo sobre a justificação e sobre a justiça vai além de
uma mera declaração jurídica da parte de Deus, A justiça que vem pela fé
envolve uma transformação moral da pessoa, a graça de Deus e um relacionamento
com Cristo, mediante o qual compartilhamos da sua vida ressurreta” (Fonte:
BEP).
“Só quisera saber isto de vós [insensatos gálatas]: recebestes o
Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos
que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora na carne?” (Gl 3.1-4).
COMENTÁRIO –
“Paulo demonstra a superioridade da salvação pela graça mediante a fé em Cristo
sobre a tentativa de se obter a salvação mediante a obediência à lei. Mediante a fé em Cristo recebemos o Espírito Santo
e todas as suas bênçãos, inclusive o dom da vida eterna.
Porém, a pessoa que depende
da lei para obter a salvação não recebe o Espírito, nem a vida, porque a lei em
si mesma não pode outorgar a vida. As
referências que Paulo faz ao Espírito Santo incluem tanto o batismo no Espírito
Santo, quanto as operações especiais subsequentes do Espírito (cf. At 1.4,5;
2.4; 8.14-17; 10.44-47; 11.16-17; 19.1-6; 1 Co 12.4-11). (Fonte: BEP).
“É o caso de Abraão, que creu em Deus, e
isso lhe foi imputado como justiça. Os que são da fé são filhos de Abraão. De
sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles,
pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição, porque está escrito:
Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no
livro da lei, para fazê-las. E é evidente que, pela lei, ninguém será
justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Gl 3.6-11).
COMENTÁRIO –
Paulo cita Habacuque 2.4 para ilustrar a justificação pela fé (cf. Rm 1.17). Habacuque enfatiza que quem é justificado pela fé
possui a verdadeira justiça interior, pois ele contrasta o justo com o ímpio,
cuja alma “não é reta nele” (Hb
2.4). Sendo assim, Paulo cria que a justificação envolvia uma verdadeira
justiça interior mediante o Espírito Santo habitando na pessoa.
LOGO, PARA QUE É
A LEI? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a
posteridade, a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos nas
mãos de um medianeiro. Logo, a lei é
contra as promessas de Deus?
De nenhuma sorte; porque se
dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido
pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado,
para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes
que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé
que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos
serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos
justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo
de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gl
3.19-26).
COMENTÁRIOS –
“A palavra traduzida “lei” (gr. nomos; hb. torah) significa “ensino” ou
“instrução”. O termo lei pode referir-se aos Dez Mandamentos, ao
Pentateuco ou a qualquer mandamento no Antigo Testamento.
O uso por Paulo da palavra
“lei” pode incluir o sistema sacrificial do concerto mosaico. A lei funcionou como “aio” ou tutor do povo de Deus
até que viesse a salvação pela fé em Cristo.
Não se deve buscar a
salvação através das provisões do antigo concerto, nem pela obediência às suas
leis e ao seu sistema de sacrifícios. A
salvação, agora, tem lugar de conformidade com as provisões do novo concerto, a
saber, a morte expiatória de Cristo, a sua ressurreição gloriosa e o privilégio
subsequente de pertencer a Cristo” (Fonte: BEP).
Pr. Airton Evangelista da Costa
Por Litrazini:
Graça e Paz
Essas reflexões ajudam o leigo a entender melhor as relações lei×fé. Qual a finalidade da lei e da fé.
ResponderExcluirGraça e paz! Estudo maravilhoso
ResponderExcluirBem explicado .
Obrigado nobre Pr Airton