A
coisa mais difícil a respeito do conceito cristão da Trindade é que não há
maneira de explicá-lo adequadamente. A Trindade é um conceito impossível de ser
totalmente compreendido por qualquer ser humano, quanto mais explicado.
Deus
é infinitamente maior do que nós, por isso não devemos esperar que sejamos
capazes de compreendê-Lo totalmente. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, que
Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também ensina que há um só
Deus. Mesmo podendo compreender alguns fatos sobre a relação das diferentes
pessoas da Trindade umas com as outras, no geral, a Trindade é incompreensível
à mente humana. Entretanto, não significa que não seja verdade ou fora
dos ensinamentos da Bíblia.
Ao estudar este assunto, lembre-se de que a palavra “Trindade” não é
usada nas Escrituras. Este
é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus triúno, e o fato de haver
3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que DE
JEITO ALGUM se sugere aqui que haja 3 Deuses.
A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas. Não há nada errado em usar o termo
“Trindade”, mesmo que esta palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático
dizer a palavra “Trindade” do que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas
perfazendo um só Deus”. Se isto for problema para você, considere isto: a
palavra avô também não é usada na Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs
na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com termo
“Trindade”. O que realmente importa é que o conceito REPRESENTADO pela palavra
“Trindade” existe nas Escrituras. Terminada esta introdução, mostraremos
versículos bíblicos na discussão sobre a Trindade.
1) HÁ UM SÓ DEUS: Deuteronômio
6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.
2) A
TRINDADE CONSISTE DE TRÊS PESSOAS: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16;
61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Velho Testamento,
algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o
substantivo plural “Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o
pronome plural equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a
mais de duas pessoas, NÃO há dúvidas.
Em português, temos apenas duas variações quanto ao número, singular e
plural. Em
hebraico, temos três formas: singular, dual e plural. Dual é para dois, APENAS.
Em hebraico, a forma dual é usada para coisas que vêm em pares, como olhos,
orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome “nós” são formas de
plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se referindo a três ou
mais (Pai, Filho, Espírito Santo).
Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao
Pai e ao Espírito Santo. Compare
Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17
descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo
descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e
II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.
3)
OS MEMBROS DA TRINDADE SÃO DISTINTOS UNS DOS OUTROS EM VÁRIAS PASSAGENS: No Velho
Testamento, “SENHOR” é diferenciado de “Senhor” (Gênesis 19:24; Oséias 1:4). O “SENHOR” tem um “Filho”
(Salmos 2:7, 12; Provérbios 30:2-4). Espírito é distinto de “SENHOR” (Números
27:18) e de “Deus” (Salmos 51:10-12). Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai (Salmos
45:6-7; Hebreus 1:8-9).
No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao Pai sobre enviar
um Ajudador, o Espírito Santo. Isto
demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito
Santo. Considere também todas as outras vezes, nos Evangelhos, onde Jesus fala
ao Pai. Estava Ele falando consigo mesmo? Não. Ele falava com uma outra pessoa na Trindade, o
Pai
4)
CADA MEMBRO DA TRINDADE É DEUS: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1,
14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito
Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito
Santo: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).
5) A
SUBORDINAÇÃO DENTRO DA TRINDADE: As Escrituras mostram que o Espírito Santo é
subordinado ao Pai e ao Filho, e o Filho é subordinado ao Pai. Esta é uma relação interna,
e não nega a divindade de nenhuma das pessoas da Trindade. Esta é simplesmente
uma área que nossas mentes finitas não conseguem compreender, em vista do Deus
infinito. Em relação ao Filho, veja: Lucas 22:42; João 5:36; João 20:21; I João
4:14. Em relação ao Espírito Santo veja: João 14:16; 14:26; 15:26;16:7 e
principalmente João 16:13-14.
6)
AS TAREFAS DOS MEMBROS INDIVIDUAIS DA TRINDADE:
O
Pai é a fonte máxima ou causa de:
1)
o universo (I Coríntios 8:6; Apocalipse 4:11);
2)
revelação divina (Apocalipse 1:1);
3)
salvação (João 3:16-17); e
4)
as obras humanas de Jesus (João 5:17;14:10).
O Pai PRINCIPIA todas estas coisas
O Filho é o agente
através do qual o Pai faz as seguintes obras:
1) A criação e manutenção do universo (I Coríntios 8:6; João 1:3;
Colossenses 1:16-17);
2) divina revelação (João 1:1; Mateus 11:27; João 16:12-15; Apocalipse
1:1); e
3) salvação (II Coríntios 5:19; Mateus 1:21; João 4:42).
O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como Seu
agente.
O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as seguintes obras:
1) criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos
104:30);
2) divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21);
3) salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) feitos de Jesus
(Isaías 61:1; Atos 10:38).
Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder do Espírito Santo.
Nenhuma das ilustrações populares são descrições completamente apuradas
da Trindade. O
ovo (ou maçã) falha porque a casca, a clara e a gema são partes do ovo, e não
são o ovo, cada qual separadamente. O Pai, Filho e Espírito Santo não são
partes de Deus, cada um Deles é Deus. A ilustração da água é de alguma forma
melhor, mas ainda falha em adequadamente descrever a Trindade. Líquido, vapor e
gelo são estados da água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas ou
estados de Deus, mas cada qual separadamente é Deus. Então,
enquanto estas ilustrações podem nos dar uma idéia da Trindade, esta não se faz
totalmente precisa.
Um
Deus infinito não poderá ser totalmente descrito por uma ilustração finita. Em
vez de focalizar na Trindade, tente focalizar na grandeza de Deus e Sua
natureza infinitamente maior que a nossa. “Ó
profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão
insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que
quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos
11:33-34).
Fonte:
GotQuestion
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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