Pesquisar neste blog:

domingo, 20 de janeiro de 2019

ATRIBUTOS E ATIVIDADES PESSOAIS INERENTES AO ESPÍRITO SANTO.


Pelos textos que vamos citar, você verá que o Espírito Santo é descrito de tal modo que não pode haver dúvida alguma quanto à sua personalidade. Leia-os todos, cuidadosamente, considerando os seguintes pontos:

1 - O ESPÍRITO SANTO POSSUI ATRIBUTOS DE UMA PERSONALIDADE:
* PENSA. O trecho fala da "mente do Espírito". ( Romanos: 8:27 )
* TEM VONTADE. O Espírito distribui os dons "como lhe apraz ( I Co. 12:11 )
* SENTE TRISTEZA. "Não entristeçais o Espírito de Deus ( Efésios: 4:30 )

2 - O ESPÍRITO SANTO EXERCE ATIVIDADES PESSOAIS:
* ELE REVELA. "Homens falam de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (II Pe: 1:21)
* ELE ENSINA. "Vos ensinará todas as coisas" ( João: 14:26 )
* ELE DÁ TESTEMUNHO DE NOSSA FILIAÇÃO COM DEUS. "Enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho que clama "Aba, Pai" (Gálatas: 4:6 )
* ELE INTERCEDE. "O mesmo Espírito intercede por nós...." ( Romanos: 8:26 )
* ELE FALA. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Ap: 2:7 )
* ELE COMANDA. ".impelido pelo Espírito Santo de pregar a palavra ( Mat: 28:19)
* ELE TESTIFICA DE JESUS. "O Espírito dará testemunho de mim" ( João:15:26 )

3 - O ESPÍRITO SANTO É SUSCETÍVEL DE TRATO PESSOAL:
* ALGUÉM PODE MENTIR PERANTE ELE. "... para que mentisse ao Espírito Santo ? " . ( Atos: 5:3 )
* PODE SE BLASFEMAR CONTRA ELE. "A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada" ( Mateus: 12:31-32 ).

FOGO ( Lucas: 3:16 )
O fogo, como símbolo do Espírito Santo, fala de Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação, para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus. Estudemos alguns detalhes deste assunto, como se seguem:

* O FOGO QUEIMA . É portanto um símbolo da presença de Deus (Hb: 12.29). Deus é chamado de um "fogo consumidor ". Temos, assim, uma referência à manifestação da ardente santidade de Deus ( Isaías: 4.4 - Êxodo: 3.2. ).

* O FOGO CONSOME . Consome o que é combustível - "madeira, palha e feno" ( 1 Co 3:13-15 ). O Espírito Santo é contra o que é falso. A tudo o que não é feito por amor e não visa a glorificar a Deus.

* O FOGO LIMPA . Somente o fogo pode tirar a escória de diferentes materiais. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito Santo . Aquilo que não pode ser refinado expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo . ( Isaías: 6:6-7 – Números: 3:3-4 ).

* O FOGO AMOLECE . Há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. No dia de Pentecostes, isto aconteceu. Compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos; Que faremos, irmãos ? ( Atos: 2:37 ).

* O FOGO ENDURECE . Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para o amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito Santo que torna o crente mais brando, torna-o também mais forte, mais resistente.

* O FOGO ESQUENTA . O Espírito, qual fogo, torna a alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e Seu serviço.

* O FOGO ILUMINA . Israel era guiado à noite por um "clarão de fogo ", ( Salmos: 78.14 ).
O ESPÍRITO nos guia não de modo figurado mas real. " Se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a LEI " ( Gálatas: 5:18).

APLICAÇÃO SIMBÓLICA DO ÓLEO ( AZEITE)
* Azeite na orelha (Levíticos: 14.17). Habilitação para ouvir a voz de Deus.
* Azeite na mão (Levíticos: 14:17). Habilitação para o trabalho de Deus. "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito diz o SENHOR" (Zacarias: 4:6).
* Azeite no pé (Lv 14.17). Habilitação para andar nos caminhos do Senhor. "Andai no Espírito." (Gálatas: 5:16).
* Azeite no rosto (Salmos: 14:17). Brilho da alegria espiritual. “Com o rosto desvendado, somos transformados de glória, pelo Esp. do Senhor" (2 Cor 3:18).
* Azeite em outras vasilhas (2 Rs 4:4-6). Bênçãos para outras pessoas (Rm 5:5 ).
* Azeite nas feridas (Lucas: 10:34). Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas: 4:18 ).

SELO - ( Efésios: 1:13 - II Timóteo: 2:19 ).  O que você vai estudar em seguida, explica a razão do uso significativo deste símbolo do Espírito Santo. O selo é prova de;

1. PROPRIEDADE. - Especialmente em épocas passadas, a impressão de um selo indicada a resolução do proprietário quanto ao selo como sinal que alguma coisa lhe pertencia. Os crentes são propriedades de Deus e, a habitação do Espírito Santo neles prova desta possessão divina ( Romanos: 8:9) . Em Eféso, nos dias do apóstolo Paulo, este costume era comum. Um comerciante ia a uma floresta selecionar para si madeiras de lei, imprimindo nelas o seu selo, um conhecido sinal de propriedade. Mais tarde, mandava o seu servo com o seu sinete correspondente, para identificar e transportar a madeira onde era visto o dito selo. Ao falar do Espírito Santo como selo, baseado neste costume dos efésios, o apóstolo nos ensina que é o Espírito Santo em nós, a prova autêntica de que somos possessão e propriedade de Deus.

2. LEGITIMIDADE E AUTORIDADE . Os documentos oficiais eram reconhecidos e válidos mediante os selos da União, do Estado, etc. Quando Jesus foi sepultado, os principais sacerdotes pretenderam manter em segurança a Sua sepultura, selando-a, conservando-a sob guarda, ( Mt 27:6 ). Violar aquele selo implicava afrontar o governo romano. Assim, aquele que ataca a um filho de Deus, por Ele selado com O Espírito Santo, ataca a autoridade do Governo Celestial que nos tem autenticado como verdadeiros filhos de Deus.

3. SEGURANÇA OU PRESERVAÇÃO. Alguns produtos, como conservas de frutas e vegetais, são lacrados ( selados ) como meio de evitar a penetração de ar, para preservá-los da deteriorização por todo o tempo em que o selo for conservado intacto. Assim também as nossas vidas são seladas pelo Espírito Santo e desta maneira preservadas da má influência deste mundo contaminado.        

O SELO É ESPÍRITO SANTO.

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.