Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

FÉ VITORIOSA


Os apóstolos propriamente reconheceram a fraqueza e a deficiência de sua Fé e sentiram necessidade de uma Fé mais robusta. É justo desejarmos ardentemente o crescimento de nossa Fé, não apenas para a realização de milagres espetaculares, capazes de atrair a admiração de alguém pôr nós, mas também quanto ao cumprimento dos deveres para com Deus e os homens.

Jesus amaldiçoou a figueira sem fruto, e os discípulos nada viram acontecer, mas passando pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Então Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste, secou. Ao que Jesus lhes disse: Tende Fé em Deus; porque em verdade vos digo que se alguém disser a este monte ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele . Por isso vos digo que tudo quanto pedirdes em oração, crede recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra teu irmão, perdoai, para que vosso Pai Celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas” ( Mc 11:20-26

“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele arrepender, perdoa-lhe. Se pôr sete vezes no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a Fé. Respondeu o Senhor: Se tiverdes Fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar e ela vos obedecerá” (Lc 17:3-6 ).

Não vamos negar que o ensino do Mestre nestes textos tenha sentido literal, pois Jesus disse: “Tudo é possível ao que crer”. Quando porém, ao transporte do monte e o transplante da amoreira da terra para o mar, chamamos a atenção para dois fatos
A) – Não existem nas Escrituras exemplos de tais milagres operados pelos profetas e nem mesmos pelo Senhor Jesus, como também não parece haver tanto proveito que isto seja feito.
B) – Tanto no transporte do monte, referido pôr Marcos, quanto no transplante da amoreira, registrado pôr Lucas, o ensino do Senhor está relacionado com o perdão.

Após falar do transporte do monte para o mar, Jesus recomendou: ”E quando estiverdes orando, se tendes coisas contra alguém, perdoai, para que vosso Pai Celestial perdoe as vossas ofensas“ (Mc 11:25) . Daí a interpretação de que o Senhor Jesus, em termos figurado, ensinava o milagre da Fé que remove montes de culpas e pecados e os atira no profundo mar do seu perdão e esquecimento, da purificação pela Fé (Mq 7:18-19 At 15:9).

Entende-se, também, que Jesus quis ensinar aos seu discípulos de todos os tempos que aquele que não perdoa tem negado um importante aspecto da verdadeira Fé e é semelhante à figueira que só tem folhas (Mc 11:12-14 e 20:22). Quem não perdoa não recebe o perdão de Deus e não recebe a graça para produzir frutos. Foi logo após a narração dos versículos acima que Jesus disse: “Tende Fé em Deus “, referiu-se ao Perdão.

A referência ao transplante da amoreira da terra para o mar também é seguida do ensinamento sobre o perdão. “Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pôr sete no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: estou arrependido, perdoa-lhe”. Foi este ensinamento que despertou os apóstolos a pedir ao Senhor: “Aumenta-nos a Fé“. Era como se dissessem: “Aumenta-nos a Fé, senão nunca seremos capazes de cumprir deveres tão difíceis“

Notemos também que o Divino Mestre fez menção da Fé como grão de mostarda, a mesma semente com que comparou o reino de Deus, “a menor da todas as Sementes e, crescida é maior do que as hortaliças...” ( Mt 13:31-32 ) .

A Fé na misericórdia de Deus para perdoar nos habilitará a vencer toda e qualquer dificuldade em perdoar nossos irmãos, como constrangidos pelo perdão que de Deus recebemos. Nesta lição Jesus assegura as discípulos a maravilhosa eficácia da verdadeira Fé, em seus efeitos introspectivos: Se tiverdes Fé como um Grão de mostarda {Pequena, mas viva e tão pungente, tão excitante; fé capaz de produzir e influenciar todas as demais virtudes, nada vos será difícil fazer, para ajudar vossos irmão, a glorificar a Deus} . Só a Fé, canal da graça divina para o coração do humano, faz isto, pois para muitas pessoas, perdoar injurias ou repetidas ofensas é tão difícil quanto transplantar um figueira da terra para o mar ! A isto se aplicam as palavras: “Sem Fé é impossível agradar a Deus“ (Hb 11:6).

O Dom da Fé habilita o crente a aceitar com realidade todas as promessas de Deus e agir na certeza plena de que Deus vai cumpri sua Palavra. A Fé é poder que domina a força do inimigo, e liberta a todos os oprimidos do diabo. A Fé que assegura lugar nos domínios do poder sarador de Deus  

Paulo Roberto Dos Santos

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.