domingo, 13 de junho de 2021

DEVE UM CRISTÃO SER PATRIOTA?

 A resposta a esta pergunta depende do significado da palavra “patriótico”. Como com muitas palavras, existem diferentes nuanças de significado, e pessoas diferentes usam a palavra de maneiras diferentes.

Por exemplo, em sua definição mais simples, ser patriota significa simplesmente “amar o próprio país”. Contanto que esse amor pelo país não substitua o amor que se tem por Deus, e se for mantido na perspectiva correta, não há nada errado em um cristão ser patriótico.

]No entanto, outra definição de "patriótico" implica que o indivíduo deve colocar os interesses da nação acima de seus interesses pessoais e de grupo. Levado a esse extremo, o patriotismo pode se tornar uma forma de idolatria, particularmente se o amor de alguém por seu país for maior do que o amor a Deus e o Seu plano de redimir pessoas de “toda tribo, língua e nação” (Ap 7:9).

No que se diz respeito à responsabilidade de um cristão em relação ao governo, sabemos de Romanos 13:1-7 que devemos estar sujeitos às autoridades governamentais e honrá-las, mesmo quando não são honrosas, porque, em última análise, Deus foi quem as colocou como autoridade sobre nós.

Assim, como cristãos, temos a obrigação diante de Deus de sermos cidadãos modelos, sujeitos às autoridades governamentais sobre nós, obedecendo às leis, pagando impostos, etc.

No entanto, antes de mais nada, temos a obrigação de ser obedientes a Deus. Em nações onde cidadãos individuais têm a capacidade de mudar e influenciar o governo ao votarem ou serem politicamente envolvidos, parte de ser um bom cidadão é votar e ter qualquer influência positiva que pudermos sobre o governo.

Em países onde os cristãos não podem influenciar as decisões de seus líderes, é mais difícil ser patriótico.

É muito difícil amar governos opressivos. No entanto, como cristãos, ainda somos obrigados a orar por nossos líderes (1Tm 2:1-4). Deus honrará nossa obediência a esse mandamento e, em Seu tempo perfeito, julgará os líderes que se afastarem dEle.

Deve um cristão ser patriota? Até um certo ponto, sim. Ao mesmo tempo, a fé, o amor e a obediência de um cristão devem ser, no fim das contas, reservados somente a Deus.

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário